Ciência e Tecnologia promove a exposição “50 anos do Homem na Lua”

Para celebrar um dos maiores feitos da história da humanidade até o momento, a Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei), vinculada à Secretaria de Educação de Cabo Frio, promove a exposição “50 anos do Homem na Lua”. A mostra, que é gratuita, acontece nos dias 19 e 20 de julho, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) e no Shopping Park Lagos, respectivamente. No primeiro dia haverá palestra, às 18h, e no segundo a visitação será das 10h às 18h. Em ambos a observação lunar será das 18h às 20h.

Além da exposição sobre a conquista da lua e sobre os meteoritos “Fragmentos Cósmicos”, a mostra vai contar com palestras e observação astronômica com telescópios. A palestra acontece no dia 19 no Mart com o tema “A águia pousou – 50 anos do homem na Lua”, que será apresentada pelo historiador, astrônomo e coordenador-geral da Rede Rio Astronomia, Marcelo Fernandez. Haverá também distribuição gratuita de revistas científicas

O evento é uma parceria da Cogetei com a Rede Rio Astronomia; o projeto “Astronomia no Museu”, do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart); o shopping Park Lagos e o Polo de Educação à Distância (EAD) da Universidade Estácio de Sá-Gamboa. De acordo com a coordenadora pedagógica da Cogetei, Juliana Furriel, além da observação lunar ser uma prática importante, ela estimula a imaginação sobre o quinto maior satélite do Sistema Solar.

“A lua sempre foi alvo de admiração, de curiosidade e, para além de toda indagação que ela possa ter provocado nas pessoas ao longo dos tempos, o homem ter chegado ao nosso satélite é um marco importante da história da nossa civilização. Por isso devemos estimular a observação, o estudo dos astros” ”, avaliou Juliana, acrescentando que a iniciativa da Cogetei está inscrita nos eventos oficiais da União Astronômica Internacional dada a importância do marco histórico.

Diversos lugares no mundo inteiro também realizam ações sobre os 50 anos do homem na lua. A Nasa, agência espacial americana, elaborou um cronograma de ações como contagem regressiva, em seu site oficial, até o dia 20 de julho, além de galeria de vídeos em alta resolução, fotos e áudios sobre toda a trajetória de Apollo 1 até 11, que foi a espaçonave que finalmente chegou ao satélite.

 

História | O homem na lua
[Marcelo Fernandez]

Em 20 de julho de 1969, a humanidade concretizava um sonho de gerações quando os primeiros seres humanos pisaram em outro corpo celeste. Desde tempos remotos, na aurora da civilização, nossos olhos se voltavam para os céus com perguntas, indagações, medo e temor.

Durante milênios diversas gerações de eruditos, sábios e astrônomos buscavam entender, estudar, desmistificar e verificar o funcionamento do cosmos, assim como as leis que o regem. E para isso, muitos foram os telescópios, lunetas e teorias utilizados para explorar o firmamento, além de foguetes, satélites e astronautas.

Por ser um astro a instigar de tal forma, americanos e soviéticos aceitaram o desafio e em julho daquele ano pousaram na região lunar Mare Tranquillitatis o módulo lunar “Águia”, da Apollo 11, primeira missão espacial a pousar na Lua. Assim, os astronautas americanos Neil Armstrong e “Buss” Aldrin foram os primeiros homens a pisar em outro satélite.

O histórico primeiro pouso tripulado na Lua da Apollo 11 foi o maior feito exploratório e tecnológico do nosso tempo. O primeiro de seis outros pousos lunares americanos e o início de uma era de ouro na exploração espacial e de avanços tecnológicos sem precedentes na História.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.