A Prefeitura de Cabo Frio realiza nesta terça-feira (26), uma ação da campanha mundial “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O evento acontece das 9h às 15h, na Rua das Marimbas, ao lado do Ginásio Poliesportivo de Tamoios.
A campanha é realizada simultaneamente por diversos setores da sociedade civil e do poder público, engajados nesse enfrentamento. A ação é desenvolvida pela Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher (Cogedim), que neste ano conta com a parceria Coordenadoria-Geral de Igualdade Racial (Cogepir).
Serão oferecidos serviços de aferição de pressão, medição de glicose, oficina de turbante, maquiagem, rodas de conversa, capoeira e desfile afro. A equipe da Patrulha Maria da Penha, do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também estará presente.
Cerca de 160 países já aderiram à campanha, que envolve outras mobilizações voltadas para o fim da violência de gênero.
“Eventos como esse são de grande importância para mobilização de toda sociedade, com intuito de promover o debate sobre a violência contra a mulher, mostrar como é grande essa problemática e buscam solução junto a sociedade civil e órgão públicos”, explica Nilma Carneiro, coordenadora- geral dos Direitos da Mulher.
O evento conta com o apoio da Oab/Mulher, Escola Técnica de Aplicação Profissional (ETAP), Clinica Sorrisus, Embeleze, Mercado Tropical, Prolagos, Marbela e Kerigma.
Origem da campanha
Os 16 dias de ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo, segundo a ONU Mulheres Brasil. No Brasil, a campanha ocorre desde 2003 e é chamada 16+5 Dias de Ativismo, pois incorporou o Dia da Consciência Negra.