Campanha Novembro Azul leva ações de saúde para a população masculina em Cabo Frio

Unidades realizam ações para incentivar a busca de cuidados preventivos por parte dos homens

O mês de novembro é marcado pela Campanha “Novembro Azul”, iniciativa que aborda e busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças e cuidados com a saúde masculina. A Prefeitura de Cabo Frio aderiu à campanha e promoveu diversas atividades, buscando levar serviços de saúde para os homens do município.

Com o tema “Fortalecendo o acesso dos Homens à Atenção Primária de Saúde”, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Gamboa levou atendimento de saúde para a Associação de Pescadores do bairro. A ESF do bairro Caminho de Búzios realizou uma ação na praça da localidade. Equipes de saúde realizaram ainda rodas de conversa na Companhia de Serviços Públicos (Comsercaf) e na sede da Guarda Civil Municipal.

“A promoção da saúde na Atenção Básica vai além do atendimento. Acreditamos no acolhimento e na disseminação do conhecimento para que o paciente compreenda a importância do cuidado precoce para promoção da saúde. Ao longo do mês, as unidades dos bairros Angelim, Araçá, Botafogo, Florestinha, Maria Joaquina, Nova Califórnia, Samburá, São Jacinto e Jardim Náutilius, o PAM de Santo Antônio e a UBS Unamar, entre outras, realizaram atividades envolvendo a comunidade atendida, com serviços e informação sobre como se cuidar e manter a saúde”, explica Denis Saffer, superintendente de Atenção Primária à Saúde.

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, hipertensão, diabetes, alcoolismo, transtornos mentais e cardiopatias são as doenças que acometem mais os homens, evoluindo principalmente por falta de cuidados precoces. A Secretaria de Saúde reforça a importância do diagnóstico, acompanhamento e tratamento.

“Entendemos que um município com saúde de qualidade começa com acesso da população para realizar atendimento na Atenção Básica para prevenção de doenças, diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento. É uma tarefa de cidadania, de aproximação da comunidade ao posto de saúde, para que os cabo-frienses tenham o hábito de se cuidar e acompanhar constantemente como está a própria saúde. Queremos, além da campanha, mostrar para a população que na Atenção Básica há o atendimento e acompanhamento de saúde para toda a família”, afirma o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.