Campanha Outubro Rosa aborda tema “Cuidando de quem cuida”, em Cabo Frio

Profissionais do Hospital da Mulher tiveram dia especial com programação sobre cuidados com a saúde do público feminino

Com o tema “Cuidando de quem cuida”, profissionais do Hospital Municipal da Mulher participaram de uma programação especial dentro da campanha Outubro Rosa. Durante todo o dia, ações foram realizadas na unidade com foco nos cuidados da saúde da mulher.

“Nosso intuito com o Outubro Rosa é realmente chamar a atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero e o cuidado com a nossa saúde durante todo o ano. As atividades com as equipes do Hospital da Mulher foram voltadas diretamente ao cuidado com as profissionais que cuidam da população sempre. É importante termos esse olhar para quem se dedica em atender, acolher e dar suporte à população”, disse a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Cristiane Sampaio.

A programação se estendeu durante todo o dia com corte de cabelo; coffee break; aplicação de práticas integrativas complementares em saúde (PICS), com reiki, auriculoterapia, massagem relaxante e florais; e orientações sobre cuidados essenciais para a saúde da mulher, com a médica Maria Carolina Dalboni. Ao longo do mês, as unidades de saúde da rede municipal realizarão atividades de cuidado em saúde, como pedido de mamografia, coleta de preventivos, orientações e outras mais.

Segundo o Ministério da Saúde, outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 1990. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.