Ceman realiza mais de 1.500 atendimentos em três meses

Pesquisas recentes apontam que os brasileiros estão mais preocupados com a qualidade dos alimentos, com o que consomem à mesa e com a saúde. E os números registrados pelo Centro Municipal de Alimentação e Nutrição (Ceman) de Cabo Frio confirmam isso. Referência em transtornos alimentares na Região dos Lagos, o número de atendimentos registrado pelo órgão nos três primeiros meses deste ano praticamente dobraram: 1.500 contra 859 no mesmo período em 2017.

SAIBA MAIS:

PAM de Unamar altera sistema de marcação de consultas

Saúde de Cabo Frio amplia oferta de exames para a população

CEMAN promove capacitação para agentes da Saúde da Família


A cada ano aumentam os alertas de especialistas para os cuidados com a saúde e a alimentação, principalmente por conta do grande número de pessoas que podem desenvolver diversas doenças ocasionadas pelo sedentarismo, pela alimentação desregulada e de má qualidade. De acordo com a nutricionista Kamila Pereira, que atende no Ceman, o consumo excessivo de alimentos industrializados, embutidos e com conservantes são os principais vilões contra uma dieta equilibrada.


“A alimentação saudável é a base para uma boa saúde. O ato de comer vai além da ingestão de nutrientes e necessidades fisiológicas. Envolve também emoções e valores culturais, além da mera ausência de doenças. Ela busca saúde integral onde o indivíduo não tenha constipação, enxaqueca, TPM etc. Os benefícios de uma alimentação saudável, rica em legumes, verduras e frutas são inquestionáveis na redução do risco de diversas doenças. Portanto, menos restrições desnecessárias e mais comida de verdade”, explicou Kamila, que tem mais de 10 anos na área, com pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional e Desportiva e pós-graduanda em Nutrição Ortomolecular.


De acordo com a coordenadora, do Ceman, Regina Coeli, em 2017 foram realizados 6.169 atendimentos. A unidade é referência no tratamento de transtornos alimentares como anorexia, bulimia, comer compulsivo, obesidade grau II, diabetes, hipertensão e todas as patologias clínicas relacionadas à nutrição. Segundo ela, também estão sendo iniciadas as tratativas para protocolo de encaminhamento de cirurgias bariátricas em parceria com hospitais do Rio.


“Atualmente. o paciente que tem indicação de cirurgia bariátrica. obrigatoriamente. tem que fazer o acompanhamento no Rio, por exemplo. É mais custo para o paciente. O objetivo com as tratativas é que ele possa fazer o protocolo na cidade em que ele reside e realizar a cirurgia na capital”, explicou Regina.


A unidade do Ceman Cabo Frio possui equipe multidisciplinar com três nutricionistas clínicas e três especializadas em transtornos alimentares, três psicólogas, uma psiquiatra e uma enfermeira. “Damos suporte psicológico e nutricional com objetivo de equilibrar o paciente e, consequentemente, minimizar os sintomas dos transtornos alimentares”, afirmou Regina.


As doenças com maiores recorrências no centro são obesidade em diferentes graus, diabetes, hipertensão, anorexia, bulimia e transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP). O local também realiza o encaminhamento de paciente com obesidade grave para cirurgia bariátrica gratuita pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro.


Como usar o serviço


Para iniciar o tratamento no Ceman, o paciente precisa de encaminhamento médico do SUS. De posse do documento, deve se dirigir ao Centro onde será agendada uma triagem através de questionários para avaliação e direcionamento para os profissionais indicados. Apesar de a avaliação ser individual, a proposta é intensificar o tratamento em grupo, para que os pacientes se sintam estimulados durante todo o processo.


Após a avaliação inicial, o paciente deverá seguir dois caminhos: ou a nutrição clínica, que tem agendamento imediato para consultas mensais ou de acordo com a necessidade do paciente, ou marcação para anamnese com psicóloga. Após avaliação do segundo caso, o paciente inicia tratamento com a equipe de transtornos alimentares, que é feito semanalmente.


O centro funciona na Rua Professor Edilson Duarte, no bairro Jardim Caiçara, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (22) 2645-1061

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.