Cemitérios de Cabo Frio passam por revitalização e terão sistema informatizado de dados

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria de Serviços Públicos, está finalizando a reestruturação física dos cemitérios Santa Izabel, Jardim dos Eucaliptos, no Jardim Esperança e o do Araçá.  Além das intervenções estruturais, o sistema de dados dos cemitérios será totalmente informatizado por meio de um software desenvolvido pela Prefeitura de Petrópolis e que foi cedido, sem custos, para o município.

O programa permite saber onde e quando a pessoa foi sepultada e o motivo da morte, o que possibilita um leque de informações que permitirá, por exemplo, levantar dados sobre mortes por doenças, mortes violentas, por acidentes de trânsito ou mortes naturais, por exemplo. O sistema começou a ser implantado nesta quinta-feira (21) e agora começa o trabalho de digitalização das informações.

O criador do software, Antônio José da Costa e o coordenador de cemitérios de Petrópolis, Wagner dos Santos Rodrigues, estiveram em Cabo Frio para fazer uma vistoria nos cemitérios da cidade e fazer observações quanto à utilização do programa. Eles foram recebidos pelo vice-prefeito, Felipe Monteiro.

“O que está sendo feito nos cemitérios de Cabo Frio, jamais foi feito em outras administrações. Estamos resgatando a dignidade de milhares de famílias que têm, ali, seus entes queridos, e criando condições para facilitar o acesso de qualquer cidadão aos túmulos, jazigos e informações”, afirmou o vice-prefeito.

Ampliação Cemitério do Jardim

A Coordenadoria de Serviços Públicos está finalizando um projeto para construção de 480 gavetas no Cemitério Jardim dos Eucaliptos, no Jardim Esperança. O documento prevê reforma dos muros e troca do piso intertravado. Após a conclusão do projeto, o mesmo será encaminhado à Secretaria de Obras, que abrirá um processo licitatório.

Atualmente, o Jardim dos Eucaliptos conta com aproximadamente 2.000 covas, cerca de 300 jazigos e 1.140 gavetas. Enquanto a obra não começa, a Coordenadoria realiza a manutenção do local com varrição, limpeza e capina.  Os serviços começaram na semana passada e devem ser concluídos nesta sexta-feira (22).

Outro cemitério que recebeu atenção da equipe foi o Santa Izabel, no Portinho. Além de limpeza geral, foi iniciado o trabalho de revitalização, com trocas de lâmpadas, parte hidráulica e pintura. Através de levantamento, foram identificados 540 jazigos familiares, sendo que apenas 60 estão regularizados junto à prefeitura.  A Coordenadoria tentará entrar em contato com os proprietários dos demais jazigos para que sejam regularizados dentro das normatizações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Os cemitérios do Araçá e da Fazenda Campos Novos também receberam limpeza com pintura e reparos na iluminação.

Os Projetos de Lei para regularização do serviço funeral e cemiterial e os demais processos de regularização se encontram em análise na Procuradoria Geral do Município.