Prefeitura de Cabo Frio retira estruturas irregulares em área verde do loteamento Colinas do Peró

Ação contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Coordenadoria de Assuntos Fundiários, Comsercaf e Polícia Militar

Em ação conjunta realizada nesta sexta (24), a Prefeitura de Cabo Frio retirou estruturas de madeira e cercamento posicionados em área verde, localizada na Rua Jardim Eldorado, no loteamento Colinas do Peró. O local era utilizado por religiosos como ponto de oração e, com o passar do tempo, foram posicionadas barracas, cercas, área para fogueira e hortas, caracterizando como ocupação irregular de área pública, além de crime ambiental.

A ação contou com a participação dos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento e da Coordenadoria de Assuntos Fundiários, além da Comsercaf e da Polícia Militar. Todos os materiais foram removidos do local, mas nenhuma pessoa foi encontrada na área, não sendo possível a autuação.

De acordo com o coordenador de Assuntos Fundiários, José Luiz Alves de Oliveira, o local vem sendo monitorado desde março deste ano, quando foi constatada a utilização da área por satélite. Desde então, o monitoramento foi intensificado, com observação da movimentação e também a ocupação do espaço.

“Em oito meses, o grupo que vem utilizando a área ampliou o desmatamento e a ocupação. Recebemos denúncias da imprensa e dos moradores locais. As pessoas podem utilizar o espaço público para fazer orações, o que não é permitido é desmatar uma área verde e edificar um templo no local. O que encontramos aqui foram cercas, barracas, púlpitos, bancos, área para fogueira, horta e mais espaços sendo abertos dentro da mata. Por essa razão toda a estrutura foi desmontada e o material recolhido. Ninguém foi encontrado no local para autuação. Vamos continuar monitorando essa e outras áreas”, afirmou o coordenador de Assuntos Fundiários.