Centro Especializado em Odontologia de Cabo Frio oferece tratamento especial para pacientes com deficiência

O dia a dia de uma pessoa com deficiência requer uma série de adaptações centradas nas necessidades dela. Para isso, o Centro Especializado em Odontologia (CEO) de Cabo Frio realiza serviço de atendimento diferenciado à paciente especial. Por serem muito agitados, muitas das vezes não podem ser atendidos no consultório. Então, são encaminhados a um ambiente hospitalar, com sedação e anestesia local para conforto do paciente e eficácia do tratamento. O serviço foi reativado pela atual gestão e é gratuito.

Esse tipo de tratamento odontológico é feito dentro do centro cirúrgico do Hospital São José Operário. Normalmente, os pacientes que precisam dessa atenção especial são encaminhados ao Centro de Odontologia pelos postos de saúde dos bairros ou pela APAE. Os dentistas da unidade fazem uma avaliação inicial, verificam as reais necessidades por meio de exames e, em seguida, encaminham para marcação no Hospital Central de Emergência (HCE), de acordo com a disponibilidade das salas de cirurgias e dos médicos anestesistas.

O paciente então é informado sobre a data e horário da cirurgia, além dos documentos necessários que deverão ser apresentados (RG, CPF, comprovante de residência, cartão nacional do SUS). O procedimento é feito por um bucomaxilo, que fica sobre aviso, pelo cirurgião dentista, que fez o primeiro atendimento, e por um anestesista. A duração da internação vai depender do caso, pode ser liberado no final da tarde do mesmo dia ou, em casos de cirurgias mais complexas, permanecerá internado até os profissionais envolvidos acharem necessário.

“Esse serviço existe em Cabo Frio desde 2016 e era realizado no Hospital Santa Izabel, mas foi interrompida por falta de anestesista. Assim que assumimos, em julho de 2018, vimos a necessidade e a importância de prestar esse serviço à população. Como não tínhamos estrutura montada, comecei a fazer uma reavaliação e adequação do serviço. Em novembro demos início aos procedimentos, e, desde então, já foram realizadas três cirurgias”, explicou o subsecretario Adjunto de Saúde, Cleunicio Cordeiro Filho.

O pai de um dos pacientes escreveu uma carta de agradecimento momentos após a cirurgia, realizada no dia 22 de agosto, à equipe do Centro Especializado em Odontologia e ao Hospital São José Operário. Segue um trecho da carta:

“(…) Manifesto satisfação por todo atendimento prestado, e desejo que a estrutura de atendimento continue a evoluir e que passam beneficiar outros cidadãos com necessidades a fim (…)”.

O CEO funciona na Avenida Teixeira e Souza, 632, na Vila Nova, e atende e atende as seguintes especialidades: pacientes especiais (pacientes idosos, com problemas neurológicos, por exemplo) periodontia (tratamento de gengiva) endodontia, (tratamento de canal) estomatologia (lesões da boca, câncer bucal) e cirurgia ( dentes inclusos, por exemplo). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.