Cerimônia em Cabo Frio celebra o aniversário de 61 anos da Guarda Civil Municipal

Instituição foi fundada em 1960, pelo então prefeito Edilson Duarte; servidores mais antigos em atividade foram homenageados

A Guarda Civil Municipal de Cabo Frio completou 61 anos de fundação nesta quinta-feira (25). A solenidade de comemoração aconteceu na manhã desta sexta (26), na sede da corporação, com hasteamento das bandeiras do Brasil, de Cabo Frio e da Guarda Municipal, homenagem aos servidores que integraram a corporação no primeiro concurso público para o setor, e entrega do certificado Amigo da Guarda.

A secretária de Direitos Humanos e Segurança, Aglaia Olegário, fez a abertura oficial da solenidade ao lado da estudante Ana Kelly Freire (11 anos). Aluna da Escola Municipal Márcia Francesconi, Ana participa do projeto Cidade Jovem, e, nesta sexta-feira, assumiu por 24 horas o cargo de secretária de Direitos Humanos e Segurança. Também participaram o secretário adjunto de Segurança, Robem Rodrigues, e o supervisor de Ações Estratégicas e Integradas, GCM Torres.

“Tenho mais tempo de vida na Guarda Civil Municipal de Cabo Frio do que fora dela. Por isso, hoje é motivo de comemoração, porque em todos esses 61 anos nossa instituição tem realizado serviço de excelência. E não poderíamos deixar de comemorar essa data sem homenagear os 27 anos de alguns dos nossos guardas que doam parte das suas vidas à segurança da nossa cidade”, discursou Aglaia.

Após execução do hino do Brasil, e de Cabo Frio, pela Companhia Musical Acorde Maior, a secretária de Direitos Humanos e Segurança deu início à entrega do cordel amarelo aos 24 guardas civis municipais que ingressaram na corporação em 13 de dezembro de 1994, através do primeiro concurso público para a corporação: Adriana Cardoso de Almeida Salles, Alcir Lima Soares, Ana Lúcia Dias Netto, Carlos Ernesto Lopes, Cátia dos Santos Sant’Anna, Eduardo de Abreu Leandro, Elenilda Pereira Salustriano, Eloá Carvalho de Azevedo, Enio Omar Afonso, Izaias Ribeiro Brandão, James Clerk do Nascimento, Jaqueline Lemos Pacheco, João Elias Chaves de Brito, Josué Martins de Araújo, Júnio Pessanha da Silva, Marcos Willians Rezende, Marcus Henrique Rosa dos Santos, Orlando Silva dos Santos, Robson Andrade da Silva, Sérgio Nunes Gouveia, Sérgio Silva de Andrade, Sirley Fernandes de Oliveira, Sônia Maria Rodrigues de Mattos e  Tânia de Souza de Jesus.

HISTÓRIA DA GUARDA

A comemoração dos 61 anos da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio também contou com a exibição de um vídeo contando a história da corporação. Produzido pelos GCMs Domingues e De Cristo, o objetivo do material é eternizar a história da guarda municipal da cidade.

Criada no ano de 1960 pelo então prefeito Edilson Duarte, a primeira sede da guarda municipal de Cabo Frio foi no Centro da cidade, na Avenida Nilo Peçanha, em frente ao Corpo de Bombeiros. A primeira turma era composta por apenas 10 servidores. Todos eram contratados, e atuavam em Cabo Frio e também nos distritos de Búzios e Arraial do Cabo. No final da década de 1960, o então prefeito Hermes Barcellos aumentou o número de guardas para 54.

Em maio de 1968, foi criada a primeira banda da guarda municipal de Cabo Frio. A regência era do maestro Jorge Ramos Tardelli, que ocupou o posto por 10 anos, até julho de 1978, e nesta sexta-feira passou a dar nome à banda oficial da corporação.

Somente em 1994, no segundo governo do prefeito José Bonifácio, foi realizado o primeiro concurso público para o cargo de guarda municipal de Cabo Frio. Ao todo, foram preenchidas 75 vagas, sendo 20 para mulheres. Na ocasião, todos os servidores que já atuavam no setor há anos, através de contrato, foram oficialmente incorporados.

Este ano, ao assumir a Prefeitura de Cabo Frio pela terceira vez, o prefeito José Bonifácio foi, mais uma vez, inovador junto à Guarda Municipal: pela primeira vez na história da corporação, nomeou um guarda para o comando da Secretaria de Segurança, e colocou uma mulher para ocupar esse posto: Aglaia Olegário.

Desde que foi criada, há 61 anos, a guarda civil municipal de Cabo Frio já teve vários tipos de atuação. Chegou, inclusive, a ser armada e ter poder de polícia. Atualmente, com 400 servidores, atua na ronda ostensiva, defesa dos patrimônios públicos, ordenamento do trânsito, fiscalização ambiental, ronda escolar, patrulha solidária e em ações voltadas para a garantia dos direitos humanos.

Encerrando a solenidade de aniversário da corporação, houve a entrega do certificado Amigo da Guarda e apresentação musical da Banda Jorge Ramos Tardelli. Vários secretários municipais prestigiaram a comemoração de aniversário da guarda municipal de Cabo Frio.