Realizado de forma on-line, evento é transmitido pela rede social da Prefeitura
Começou oficialmente a 30ª Semana Teixeira e Sousa, evento cultural que homenageia o romancista cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa. Toda a programação é realizada de forma on-line e transmitida pelas páginas oficiais da Prefeitura.
A solenidade de abertura aconteceu neste domingo (21), e até o dia 28 de março estão programadas apresentações literárias, oficinas, exposições virtuais, contação de histórias e mesas redondas. Nesta segunda-feira (22), por exemplo, teve oficina gratuita “Identidade Feminina na Escrita”, com Andrea Rezende, e mesa redonda “Quando o Livro é Proibido”, com Rafael Alvarenga, Jiddu Saldanha, Clara Savelli, Fábio Lanati e Milner Fernandes.
Nesta terça-feira (23), às 15h, tem oficina gratuita “Fonte de Inspiração – A Construção da Poesia”, com Maurício Cardozo, e às 18h mesa redonda “Carolina de Jesus e as Mulheres Negras na Literatura”, com Rosana Silva, Ana Carolina Moreira, Elaine Lopes, Lia Vieira e Elisa Lucinda. Toda a programação é transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Cabo Frio (https://www.facebook.com/PrefeituradeCaboFrio).
A transmissão de abertura oficial da programação contou com um ato comemorativo pelo Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado no domingo (21), além de apresentações literárias e uma mesa redonda com o tema “Narrativas Literárias e as Novas Tecnologias”.
O evento foi aberto pelo secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues, que ressaltou a história do romancista e a realização do evento mesmo em tempos de pandemia da Covid-19.
“Teixeira e Sousa viveu numa época onde a briga pela abolição se tornou um marco de vitórias que nos realimentam de forças contra os níveis de preconceitos que passamos até hoje. Como se não bastasse essa luta, ele marcou a cultura literária brasileira com a obra ‘O Filho do Pescador’, considerado o primeiro romance genuinamente brasileiro. Por isso tudo realizamos este ano a 30ª edição do evento e, mesmo vivendo uma pandemia, conseguimos montar uma programação on-line e diversificada”, discursou ele.
A vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, aproveitou a oportunidade para chamar a população cabo-friense a prestigiar o evento e exaltou o reconhecimento cultural para os talentos da cidade.
“É de suma importância convidar toda a população para prestigiar este evento que tem como um dos objetivos reconhecer os talentos culturais da nossa terra, e que assim como Teixeira e Sousa enriquecem tanto a nossa cultura”, disse Magdala.
A secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros, que também participou da cerimônia de abertura, ressaltou a importância da realização da Semana Teixeira e Sousa para o estado.
“É um importante evento para a cidade de Cabo Frio e para o estado do Rio de Janeiro. Relembrar e poder celebrar a presença tão marcante do romancista Teixeira e Sousa é algo que precisa, mesmo nos tempos de pandemia, acontecer e ser um sucesso”, declarou Danielle.
Criada por meio da Lei Municipal nº 1106/1991, o evento faz parte do calendário oficial do município desde 2012 e passou a constar também no calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro pela Lei Estadual nº 6290/2012.
Confira o restante da programação:
24/03 – QUARTA-FEIRA
10h – Exposição virtual “ALACAF Celebra Cabo Frio”
15h – Oficina gratuita “A Poesia Corta o Fogo – Exercícios de Escrita Poética”, com Aline Moschen
18h – Mesa redonda “Contextualização da Africanidade e as Comunidades Quilombolas”, com Pedro Antônio dos Santos (Cônsul Honorário do Cabo-Verde), Mateus de Sá Miranda Neto (Cônsul geral de Angola), representantes do Movimento Negro e Quilombolas
25/03 – QUINTA-FEIRA
15h – “Sobre a escrita de contos rápidos e curtos” com Rosana Andreia
18h – Sarau Flores Literárias
26/03 – SEXTA-FEIRA
15h – Entrega de Comenda – solenidade ao vivo na Câmara Municipal com entrega de medalhas aos homenageados
18h – Mesa redonda “Teixeira e Sousa – Um cabo-friense na Corte Imperial”, com Rose Fernandes, Jaqueline Brum, Rosana Andreia e Paulo Cotias
27/03 – SÁBADO
10h – Fórum de Combate à Intolerância Religiosa
15h – Momento Literário da Secretaria de Educação com apresentação musical de Jorge Villas
18h – Mesa Redonda “A cultura em Tempos de Pandemia” (Secretaria de Cultura e Economia Criativa RJ)
Com Yke Leon (Superintendente de Leitura e Conhecimento), Vitor Correa (Subsecretário de Planejamento e Gestão), Pedro Henrique Lopes (Ator, produtor e roteirista) e Jaqueline Brum (Escritora e contadora de histórias)
28/03 – DOMINGO
14h – Lançamento do Livro Infantil “Aventuras na Laguna”, de Jaqueline Brum, mais contação de histórias
Apresentação musical da Banda Tensores
17h – Homenagem ao Primeiro Romancista Brasileiro / Academia Cabo-friense de Letras
18h – Fala do prefeito, vice-prefeita e secretário de Cultura