Comunidade escolar de Cabo Frio participa de encontro sobre mitos e verdade acerca da pandemia e da vacinação contra a covid-19

Cerca de 260 participantes estiveram presentes durante a transmissão ao vivo

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, promoveu nesta segunda-feira (21) um encontro destinado à comunidade escolar com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a covid-19 e a vacinação. Cerca de 260 participantes estiveram presentes durante a transmissão ao vivo e o vídeo, disponível no canal de Youtube da Coordenadoria de Formação Continuada, já conta com mais de 500 visualizações.

O encontro contou com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras), ministrada pela interprete Fernanda Brito, e pode ser acessado novamente no link Conversando sobre Saúde: Covid-19 e Vacinação – Mitos e Verdades

A Comissão de Enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde apresentou um panorama da pandemia baseado em dados organizados pela equipe que é composta por profissionais ligados à vigilância epidemiológica, atenção básica, média e alta complexidade, laboratório e controle de infecções. Além disso, foram apresentados os dados sobre a vacinação em Cabo Frio.

A coordenadora da Vigilância epidemiológica do município, Keli Magno, explicou que a comissão e reúne semanalmente para analisar o cenário epidemiológico do município, analisa dados e baseado neles, realiza a tomada de decisões para conter a disseminação do vírus e identificar novos focos de contágio.

Em seguida, os profissionais responderam as principais perguntas da comunidade escolar que foram recolhidas previamente, por meio de formulário, enviado às equipes diretivas das escolas municipais. Entre os temas levantados pelos professores estão a idade e que tipos de máscaras devem ser utilizadas pelas crianças, controle de infecção e o que fazer caso haja a contaminação.

A secretária adjunta de Educação, Verônica Cardozo e a gestora educacional da Secretaria de Educação, Márcia Tardelli, responderam aos questionamentos acerca da infraestrutura das unidades escolares para garantir que o vírus se mantenha controlado, com salas arejadas e mantendo o protocolo sanitário. Além da aquisição de equipamentos de proteção individual e alccol em gel.

A secretária de Educação, Elicéa da Silveira, reforçou a importância da atividade e da parceria estabelecida entre as duas secretarias.

“Acredito na importância das ações em conjunto entre a Educação e a Saúde, dois caminhos que não podem andar separados. Estamos avançando nesse sentido aqui em Cabo Frio com toda a equipe das pastas integrada. Essa integração só traz ganhos para os alunos. Iniciamos o ano letivo e em março estaremos com 100% das crianças de forma presencial na escola, por isso é muito importante que todos se preocupem com a prevenção à Covid-19, mantendo todos os cuidados e principalmente, com acesso a todo conhecimento possível”, enfatizou.