Conselho Municipal de Assistência Social de Cabo Frio realiza pré-conferências a partir de 15 de maio

Encontros, que serão realizados até o dia 14 de junho, são abertos à participação da comunidade

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) inicia na próxima segunda-feira (15), a partir das 9h, as pré-conferências municipais de assistência social, que acontecem até o dia 14 de junho e são abertos à participação da comunidade. Os encontros que antecedem a conferência municipal serão realizados nos equipamentos da Secretaria de Assistência Social e em instituições da cidade.

As pré-conferências precedem a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece nos dias 6 e 7 de julho de 2023. Em ambos os casos, o tema deste ano será “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos”, numa alusão ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), modelo de gestão nacional instituído por meio da Lei nº 12.435, em 6 de julho de 2011, para garantir a proteção social aos cidadãos no enfrentamento de suas dificuldades por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Durante as pré-conferências, os debates com a sociedade vão acontecer em torno de cinco eixos principais que abordam financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda.

“A realização de uma conferência não é algo isolado, mas parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Por essa razão, a participação popular e, principalmente, a presença dos usuários da Assistência Social é fundamental”, afirmou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Josilene Maria dos Santos.

As pré-conferências, abertas à população em geral, serão realizadas em 11 equipamentos da Secretaria de Assistência Social com a participação da equipe da rede pública municipal e em sete entidades inscritas no Conselho.

Ao final dos debates, serão relacionadas as propostas dos participantes para serem debatidas na 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, cuja finalidade será propor diretrizes para o avanço da política de assistência; orientar o gestor na elaboração do Plano Municipal de Assistência Social, com vistas a colaborar na definição de ações que sejam prioritárias no âmbito municipal.

CRONOGRAMA DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS

Segunda (15)

9h – Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Tamoios
Rua Marimbás, s/n – Aquários.

Quarta (17)

• 9h – Cras Central
    Rua Nossa Senhora Aparecida, 325 – Parque Central.
  • 14h – Funsag – Núcleo Agrícola e Recreativo Nossa Senhora da Assunção, s/nº, Lote 14 e 15, São Jacinto.

Quinta (18)

• 9h30 – Cras Manoel Corrêa
    Rua Canadá, 156, Manoel Corrêa.
  • 14h30 – Paróquia de Nossa Senhora Assunção – Matriz histórica
    Praça Porto Rocha, s/n, Centro.

Segunda (22)

14h30 – Capela de Santa Clara
Rua Espírito Santo, 4, Jacaré.

Terça (23)

• 14h – Centro de Referência em Assistência Social (Creas)
    Rua Alemanha, 132, Jardim Caiçara.

Quinta (25)

• 10h – Centro de Acolhimento
    Avenida Vitor Rocha, 100, Parque Burle.
  • 14h – Casa de Passagem
    Rua Curitiba, 4, Jardim Olinda.

Terça (30)
14h30 – Centro Dia
Rua Portugal 100, Parque Burle.

Quinta (1/6)
9h – Cras Botafogo
Estrada de Botafogo, nº 14 (próximo ao ESF).

Sexta (2/6)
14h – Cras do Jacaré
Rua Carlos Gomes, nº 11, Jacaré.

Segunda (5/6)
9h – Apae
Avenida Joaquim Nogueira, 571, São Cristóvão.

Quarta (7/6)
9h – Cras Monte Alegre
Rua Santo Antônio Lisboa, 29, Porto do Carro.

Segunda (12/6)
14h – Legião da Boa Vontade (LBV)
Avenida Joaquim Nogueira, 772, São Cristóvão.

Terça (13/6)

• 10h – Centro de Atenção ao Jovem Espaço Feliz (Cajef)
    R. Érica Ramos, 25, Casa, Jacaré.
  • 14h – Cras do Jardim Esperança
    Estrada de Búzios, s/n, Jardim Esperança.

Quarta (14/6)
14h – Cras da Praia do Siqueira
Rua Medeiros, 14, Jardim Olinda.