Semana da Enfermagem de Cabo Frio é celebrada com extensa programação e homenagens aos profissionais

Entre os dias 15 e 20 de maio, serão realizadas diversas atividades e inaugurações que irão ampliar a oferta de serviços para a população

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, promove entre os dias 15 e 20 de maio a Semana da Enfermagem, com extensa programação para homenagear e valorizar estes profissionais que se dedicam diariamente aos cuidados dos pacientes.

Essa semana especial acontece em celebração aos Dias Internacional da Enfermagem (12 de maio) e do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem (20 de maio).

Para retribuir e agradecer toda dedicação e empenho dos 1.560 enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares que atuam nas 41 unidades de saúde básica, ambulatorial e hospitalar, foi feita uma linda homenagem por meio de um vídeo publicado nas redes sociais sobre a atuação técnica e relevância desta profissão, a empatia no cuidado de cada paciente.

A abertura das atividades acontece nesta segunda-feira (15), com a inauguração de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Esperança. Um prédio novo que conta com dois consultórios médicos e de enfermagem; salas para imunização e para curativos; e consultório odontológico.

Na ocasião, a primeira enfermeira formada a atuar na Região dos Lagos, Maria Lucia Oliveira de Santana, será homenageada, passando a batizar a nova unidade de saúde. A cerimônia acontece às 10h, na unidade que está localizada na rua Durval Silva, s/n.º, bairro Jardim Esperança. Em seguida, haverá ainda a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Vovó Olívia.

“Um bairro populoso como o Jardim Esperança não tinha cobertura da rede de Atenção Básica. Antes, os moradores tinham que se dirigir para os bairros próximos como Boca do Mato, Porto do Carro ou Tangará. A partir de agora, eles serão assistidos perto de casa. Levar uma unidade para a localidade, com essa infraestrutura para nossos pacientes e profissionais é um marco na saúde pública cabo-friense”, diz a secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Francislene Casimiro.

No dia 16 de maio, especialmente na Semana da Enfermagem, acontecerá o Dia D – Saúde na Praça, em alusão ao Dia Mundial da Hipertensão. O evento será realizado na Praça Porto Rocha, no Centro, de 9h às 16h, com atendimentos de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e palestras de educação em saúde.

No dia 17 de maio, acontece o 2º Café Científico de Cabo Frio, no auditório da Universidade Estácio de Sá. O encontro é para profissionais de saúde e estudantes da área. Os interessados podem realizar o cadastramento por meio do link: https://forms.gle/iLB2FVcPHarXy8az9. Para ocasião, foram selecionados trabalhos científicos para apresentação e exposição no local pela Comissão Municipal de Controle de Infecção em Estabelecimentos de Saúde (Comcies). Haverá ainda premiações para os trabalhos selecionados e uma área para atendimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Durante esta semana, até dia 20, haverá ainda confraternizações e homenagens na rede de Atenção Básica e nos Hospitais Municipais.

“Reverenciamos os nossos enfermeiros e enfermeiras por todo acolhimento ao paciente, pelo trabalho incansável durante a pandemia da covid-19 e por seguir empenhados na imunização dos cabo-frienses. As homenagens desta semana transmitem nosso agradecimento e admiração”, diz o secretário de Saúde, Janio Mendes.