Conselho Municipal de Esporte Amador tem sua primeira reunião em 2019

Depois de seis anos de inatividade, CONESP volta a se reunir

Foi realizada nesta segunda-feira (6) a primeira reunião do Conselho Municipal de Esporte Amador (CONESP) em 2019. O conselho estava sem funcionar de maneira efetiva desde o ano de 2013 e a reativação é uma conquista da atual gestão da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).

A reunião foi realizada no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, sede da Secretaria. Atualmente, o conselho tem 12 cadeiras, sendo seis para Secretarias e Coordenadorias municipais (Esporte e Lazer, Cultura, Turismo, Educação, Saúde e Criança e Adolescente) e seis para ligas e associações esportivas (ACICAF, do ciclismo; ARCOLAGOS, do atletismo; LICAV, do voleibol; SKERJ, do kickboxing e karatê; LCTKD, do taekwondo; e ASPEF-Lagos, representando os profissionais de Educação Física). Cada entidade indicou um representante titular e um suplente.

Desde julho do ano passado, quando da posse do prefeito Dr. Adriano Moreno, a equipe da SEMEL não mede esforços para a regularização do CONESP. Ao tomar pé da situação anterior – houve uma eleição, em 2 de outubro de 2017, mas, por problemas burocráticos, os conselheiros escolhidos pelas entidades não chegaram a ser nomeados oficialmente – a Secretaria buscou orientação jurídica e teve que produzir uma ata para confirmar os nomes indicados. Este processo foi finalizado em dezembro do ano passado.

Estatutariamente, o presidente do CONESP é o secretário de Esporte e Lazer e coube ao atual titular da pasta, professor Flávio Rebel, comandar a reunião inaugural do ano, que serviu para a escolha do vice-presidente e da secretária executivo do conselho. Os nomes eleitos foram de Cléber Rodrigues e Noêmia Santos, respectivamente.

Também foi definido o calendário anual de reuniões, que serão sempre na primeira quarta-feira de cada mês, às 10h, na sede da SEMEL. A próxima reunião já foi marcada para o dia 5 de junho. Os encontros subsequentes estão marcados para os dias 3 de julho; 7 de agosto; 4 de setembro; 2 de outubro; 6 de novembro e 4 de dezembro.

As reuniões do Conselho Municipal de Esporte Amador são abertas à sociedade, que pode estar presente na condição de ouvinte. O CONESP tem a responsabilidade de fomentar o diálogo entre o poder público e a sociedade, não somente pensando nos resultados esportivos, mas também no esporte como ferramenta de desenvolvimento social, funcionando como um órgão fiscalizador, consultivo e definidor das políticas públicas para o esporte do Município.