Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em Cabo Frio, empossa novas representantes

Durante a reunião também foram discutidos assuntos referentes à eleição para o mandato 2021/2023

A partir de agora o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, de Cabo Frio, tem novas representantes. A posse das novas conselheiras aconteceu nesta quarta-feira (4), durante reunião extraordinária realizada de forma híbrida: parte das integrantes estava no auditório da Prefeitura, enquanto outra participou de forma on-line através de uma plataforma virtual. Além da posse, também fez parte da pauta a eleição para o mandato 2021/2023.

As novas conselheiras foram empossadas pela secretária municipal de Assistência Social, Nilza Miquelotti, que destacou a importância do trabalho.

“É uma honra estar aqui. Eu conheço e acompanho o trabalho e a luta de vocês há muito tempo. Pela manhã assisti uma matéria na televisão que falava sobre novas palavras que estão sendo adicionadas ao nosso dicionário como ‘lockdown e criptomoeda’, mas tem uma que me chamou a atenção, ‘feminicídio’. Lamentei muito por isso e por tudo o que ela significa: a luta da mulher contra este crime, e contra todas as outras formas de violência, tem que continuar”, declarou a secretária.

De acordo com Olga Figueiredo, secretária-executiva do Conselho, a posse das novas conselheiras aconteceu em caráter de urgência em razão da nova formação do governo municipal.

“A posse já havia sido realizada em 2019, mas como a estrutura do Conselho deve ser paritária, com representantes do governo municipal e da sociedade civil, tivemos que realizar uma nova em razão do novo governo e das alterações das representantes governamentais”, explicou Olga.

Em razão da vacância do cargo da vice-presidência, durante a reunião foi realizada eleição para a nova representante, que ocupará o cargo, temporariamente, até o próximo dia 19 de outubro, quando termina o atual mandato e uma nova eleição vai eleger a diretoria 2021/2023.

Duas representantes da sociedade civil se candidataram: Roberta Cruz da Silva, do Movimento de Mulheres de Cabo Frio, e Juliane de Oliveira Tempone, representante do Setorial de Mulheres do PSOL Lagos. Após a votação, Roberta Cruz foi eleita nova vice-presidente.

Na reunião também foi estabelecido que as reuniões ordinárias do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher serão realizadas toda primeira quarta-feira de cada mês. No entanto, um novo encontro extraordinário foi agendado para o próximo dia 18, para discussão dos últimos ajustes para publicação do edital referente às eleições do Conselho 2021/2023.

Com a nova representação paritária, a composição do Conselho 2019/2021 ficou assim:

Movimento de Mulheres de Cabo Frio (MMCF)
Jennifer Cris Batista de Souza – titular
Roberta Cruz da Silva – suplente

Setorial de Mulheres do PSOL-Lagos
Juliane de Oliveira Tempone – Titular
Márcia Barbosa Rodrigues – Suplente

Grupo Iguais
Mariana Sanches Ferreira – Titular
Monique Monteira Bezerra – Suplente

União das Associações de Moradores de Cabo Frio (Uniamacaf)
Márcia Valéria de Souza Ribeiro Ramos – Titular