Coordenadoria do Meio Ambiente envia mais 8,5 toneladas de pneus para reciclagem

A Coordenadoria do Meio Ambiente, da Secretaria de Desenvolvimento, enviou, nesta terça-feira (25), mais 8,5 toneladas de pneus recolhidos das ruas de Cabo Frio ou entregues por borracharias e oficinas automotivas no Centro de Armazenamento de Pneus, na Ogiva. O material será encaminhado para reciclagem para virar matéria-prima para asfalto e cimento ecológicos.

Para o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira o recolhimento e a destinação correta dos pneus vai além da questão ambiental. “Cada carcaça de pneu que retiramos das ruas e terrenos baldios  é um criadouro a menos de mosquitos que podem transmitir doenças como a Dengue, a Zika e Chikungunya. Com o início da primavera, as chuvas devem se intensificar e isso aumenta ainda mais a importância desse trabalho”, ressaltou.

Os pneus recolhidos em Cabo Frio são entregues à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que gere a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos que gerencia o processo de logística reversa dos pneus inservíveis para a indústria nacional. Criada em 2007, a Reciclanip tem o objetivo de fortalecer as iniciativas do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis criado em 1999. Atualmente, é a maior iniciativa de destinação de pneus inservíveis entre os países da América Latina e conta com mais de mil pontos de coleta em todo o território nacional.

Os pneus inservíveis são coletados e encaminhados para reciclagem. Neste processo, o material é utilizado por empresas destinadoras, cuja atividade é devidamente licenciada e homologada pelo IBAMA, podendo ser reaproveitado como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e a produção de asfalto-borracha. O recolhimento de pneus por parte da Prefeitura teve início no ano passado e já soma quase 200 toneladas. Segundo o coordenador de Gestão de Resíduos da Cogema, Luiz Carlos Teixeira Júnior, são retiradas, em média, 15 toneladas de pneus toda semana.

A ação é conjunta entre a Coordenadoria de Meio Ambiente e a Comsercaf.  O depósito para entrega de pneus usados fica na Rua dos Siris, 45, em frente ao Clube Náutico, na Ogiva.  A Comsercaf estabeleceu rotas semanais de recolhimento de pneus em pequenas borracharias. A partir da semana que vem, a prefeitura estará divulgando essa rota para que os moradores que tenham pneus para descarte possam entregá-los nas borracharias inseridas na rota de cada bairro.