Representantes da Coordenadoria Geral da Mulher de Cabo Frio estiveram presentes na manhã desta quinta-feira (5) para uma Roda de Conversa na sede do 18º Grupamento de Bombeiro Militar. Com o tema: “Todos pela não Violência contra a Mulher – um desafio para homens e mulheres”, o encontro teve o objetivo de sensibilizar a corporação e torná-la parceira nessa luta.
SAIBA MAIS
Coordenadoria Mulher participa de lançamento do “Selo Mais Mulher”
Cabo Frio lembra Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Coordenadoria da Pessoa Idosa emite 1800 cartões de estacionamento em 15 meses
Para a coordenadora geral, Tereza Tenan, a roda de conversa foi muito boa. “Não podemos ter “pré conceito”, pois, quando tivermos que resolver uma situação de violência doméstica devemos ter conhecimento. O grupo participou perguntando, debatendo, tirando dúvidas, além da disposição para nos ouvir. Nós também falamos sobre a Cultura do Machismo e pedimos o apoio para encaminhamento ao serviço do CEAM”.
De acordo com o Instituto de Segurança Pública, o Dossiê mulher 2016 contribui para um diagnóstico dos principais crimes relacionados à violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro. Os dados alegam que a Violência Sexual é estupro; tentativa de estupro; assédio sexual; violência física, tentativa de homicídio e tentativa de feminicídio; violência psicológica e violência patrimonial.
Segundo a assistente social e coordenadora de estágio da equipe da coordenadoria Ludmila Roque, essa reunião foi de extrema importância: “A corporação precisa ter enfoque educativo e esclarecedor, além de capacitação. Nós não podemos esquecer de ajudar também os agressores que se arrependem e desejam se tratar. Sabemos que quando se trata de violência doméstica, cada um tem a sua responsabilidade”.