Covid-19: Cabo Frio realiza nova rodada de capacitação para servidores

Atividades serão para profissionais de saúde e agentes das guardas civil e marítima ambiental

A partir desta quarta-feira (24) a Prefeitura de Cabo Frio vai realizar uma nova rodada de capacitação dos servidores municipais com foco na prevenção e diagnóstico da Covid-19. Desta vez serão atendidos profissionais de saúde da rede municipal e também agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Guarda Marítima Ambiental (GMA).

As ações, que acontecerão na modalidade presencial e on-line, serão organizadas pela Comissão Municipal de Controle de Infecção em Estabelecimento de Saúde (Comcies), e continuarão nos dias 25, 26 e 30 de março, e 1º de abril.

Nesta quarta-feira (24) serão duas capacitações presenciais para as equipes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle: às 10h o tema será “Limpeza de desinfecção em estabelecimento assistencial de saúde”, com a enfermeira Kelly de Araújo, membro executor da Comcies. Já às 14h o tema será “Ampliação da testagem RT-PCR”, com a enfermeira Helena Dutra da Fonseca, que é coordenadora de enfermagem da Comcies.

“Devido ao alastramento da pandemia, o Governo do Estado decidiu ampliar a testagem de RT-PCR (realizado com bastões tipo cotonetes) com o intuito de fazer o diagnóstico precoce de pessoas que possam estar com Covid-19. O objetivo da testagem é para fazer o diagnóstico e isolamento precoces para combater a transmissão e a infecção pelo coronavírus”, explicou Helena Dutra.

Nos dias 25 e 30 de março, às 13h30 e às 15h30, a capacitação será on-line para profissionais da Atenção Básica, com o tema “Ampliação da testagem RT-PCR”. Os agentes das guardas civil e marítima serão capacitados presencialmente nos dias 25 e 26 sobre “Prevenção e orientação à Covid”, com as enfermeiras Helena Dutra da Fonseca e Kelly Araújo da Silva, além do biólogo e professor Paulo Nogueira. E no dia 1º de abril a capacitação presencial será para os profissionais do Hospital Municipal da Mulher, às 14h, com o tema “Ampliação da testagem RT-PCR”.

Desde o início deste mês, a Comissão Municipal de Controle de Infecção em Estabelecimento de Saúde já realizou seis capacitações em unidades de saúde de Cabo Frio, sendo três sobre o tema “Limpeza de desinfecção em estabelecimento assistencial de saúde” e três sobre “Ampliação da testagem RT-PCR”.

As atividades foram realizadas para os profissionais das unidades do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS), da UPA de Tamoios e do Complexo do Hospital Municipal São José Operário/Hospital Central de Emergência (HMSJO/HCE) e PAM de São Cristóvão.