Curso gratuito para pais e gestantes em Cabo Frio promove conhecimento sobre cuidados com o recém-nascido

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar um curso aberto ao público, focado em orientar pais e gestantes sobre os cuidados essenciais com recém-nascidos. O evento acontecerá no dia 20 de dezembro, às 14h, no ambulatório do Hospital Otime Cardoso dos Santos, localizado no bairro Jardim Esperança.

O curso, organizado pela coordenação de Pediatria do município, é gratuito e busca abranger diversos temas relacionados aos cuidados com o bebê desde os primeiros dias de vida. Entre os tópicos abordados estão orientações sobre o banho, cuidados com o cordão umbilical, troca de fraldas, garantindo um quarto seguro, sintomas de depressão pós-parto, questões relacionadas ao aleitamento materno, lista de itens essenciais para o enxoval do bebê, além de informações sobre as primeiras vacinas e procedimentos realizados logo após o parto.

A iniciativa tem como objetivo fornecer informações para os pais e gestantes reforçando ainda a importância do pré-natal, das consultas pediátricas e da rede de apoio, envolvendo ativamente os pais nesse processo.

Ministrado pela coordenadora de Pediatria do município, Thaissa Zonner, o curso acontece aproximadamente três vezes por ano, sendo uma oportunidade para integrar a comunidade local aos serviços de saúde pública, transformando as unidades de saúde em referências não apenas no tratamento, mas também na disseminação de cuidados e informações para a população.