No próximo sábado, dia 18, Cabo Frio participa do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e o Sarampo. A ação vai contar com 17 polos de atendimento, que vão funcionar das 9h às 17h. A meta é vacinar 10.662 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias em cada doença, ou seja, 95% do público-alvo. É necessário levar a caderneta de vacinação da criança para tomar a dose. Há 20 anos o município não apresenta nenhum caso de ambas as doenças.
As unidades polo para vacinação serão o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC); os Esf’s Manoel Corrêa, Jardim Caiçara, Itajuru, Jacaré, Tangará, Boca do Mato, Maria Joaquina, Samburá, Monte Alegre e Peró; UBS da Praia do Siqueira; Hospital do Jardim; PS de Unamar; PAM de Santo Antônio, Esf Florestinha e Angelim.
“A vacina é importante porque mantém o bloqueio vacinal, já que temos registros dessas doenças no país. É importante mantermos a cobertura alta. Os pais têm a grande responsabilidade de conduzirem suas crianças para tomar a vacina e, assim, mantê-las protegidas”, destacou o médico Beto Nogueira, superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio.
Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP. Os menores de 5 anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.