Dia D da Campanha de Multivacinação, em Cabo Frio, é transferido para o próximo dia 30

Meta é atualizar a caderneta de vacinação de 95% das crianças e adolescentes de até 14 anos

A Prefeitura de Cabo Frio transferiu para o dia 30 de outubro a realização do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Inicialmente previsto para este fim de semana, o mutirão passou para a nova data devido à entrega dos insumos pelo Governo do Estado, programada para a próxima sexta-feira (22). De acordo com a Secretaria de Saúde, o município tem autonomia para definir a data do Dia D da campanha nacional.

Mesmo antes da realização do Dia D, 14 unidades de saúde de Cabo Frio estão atuando, de segunda a sexta (exceto feriados), das 9h às 16h, na Campanha Nacional de Multivacinação, desde 1º de outubro. O objetivo é manter em dia a imunização de crianças e adolescentes de até 14 anos.

No ato da imunização, pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. No entanto, mesmo em situações de perda do documento, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que as crianças sejam levadas a um dos postos disponibilizados para a campanha, seja durante a semana ou no Dia D de multivacinação.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças até 14 anos. No total, serão oferecidos 18 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças, entre elas a poliomielite, meningite, hepatites, HPV, caxumba, rubéola e sarampo, entre outras.

A Secretaria de Saúde esclarece que os postos de saúde que aplicam a vacina contra a covid-19 não são os mesmos que atuarão na Campanha Nacional de Multivacinação para evitar cruzamento dos imunizantes e aglomeração.

POSTOS PARA A CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO:

1º DISTRITO

• Casa da Criança – ao lado do Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança
• Centro de Saúde Oswaldo Cruz – Rua Florisbela Roza da Pena, s/nº – Braga
• ESF Vila do Sol – Rua 3, nº 246