Escola Canto dos Pássaros levou estudantes para contemplarem as belezas naturais do local
Cerca de 50 alunos da Escola Canto dos Pássaros, de Cabo Frio, foram os primeiros a fazerem parte das visitas guiadas que estão abertas no Parque Natural Municipal Dormitório das Garças, na Avenida Wilson Mendes. A programação ocorreu nesta terça-feira (8).
A partir deste mês de março, as escolas das redes pública e particular de Cabo Frio estão autorizadas a agendar previamente visitas guiadas no local. As visitações acontecem às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e tarde.
Os estudantes são conduzidos por técnicos ambientais, que apresentam o parque, as aves, a flora de manguezais, além das curiosidades e detalhes da Unidade de Conservação de Proteção Integral.
Para agendar, basta que a escola envie e-mail para a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, no endereço: meioambiente@cabofrio.rj.gov.br, solicitando a data e o horário da visita.
Além do Dormitório das Garças, o projeto vai contemplar outras Unidades de Conservação de Proteção Integral de Cabo Frio, alcançando a comunidade por meio dos jovens. O objetivo é demonstrar a importância e a relevância das áreas ambientais para o ecossistema local.
DORMITÓRIO DAS GARÇAS
O Dormitório das Garças é um ecossistema de manguezal revestido de importância especial por estar situado às margens da Lagoa de Araruama. O Parque Natural abriga uma população com cerca de 1.400 garças brancas, colhereiros (visitantes sazonais), além de mais 39 espécies de aves.
Ocupando uma área de aproximadamente 215.000 m², não recebendo qualquer aporte sistemático de água doce, o parque apresenta relevo plano, clima seco, alta insolação, baixa pluviosidade e ventos constantes.