Educação implanta Registro de Ocorrência Escolar

Os tradicionais “livros de ocorrências” utilizados pelas escolas estão com os dias contados na Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio. A Assessoria Especial de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio está desenvolvendo um sistema que possibilitará o lançamento dos incidentes diretamente no banco de dados da pasta. O sistema, batizado de Registro de Ocorrência Escolar, está em fase de finalização e deve passar a fazer parte da rotina das unidades escolares ainda neste semestre.

SAIBA MAIS

Educação convoca aprovados no Concurso Público de 2009 para contratação temporária

Professores da Rede Municipal recebem capacitação para educação para o trânsito

Márcia Almeida, responsável pelo projeto, explica que a partir da alimentação do sistema, que será feita pela direção escolar e orientadores educacionais, a Secretaria terá uma visão geral das ocorrências, possibilitando que estatísticas e diagnósticos sejam gerados. Os dados poderão ser buscados por região, faixa etária, gênero, tipos de conflitos, entre outros recortes. Como o novo sistema será integrado ao Sigete (Sistema de Gestão de Tecnologia Educacional), onde o banco de dados dos alunos da Rede e servidores está armazenado, a inclusão das ocorrências será simplificada e rápida.

O secretário da Educação, Alessandro Teixeira, enfatiza a importância da ferramenta para o trabalho de gestão, pois no sistema atual as ocorrências acabam restritas ao universo da unidade escolar e não são gerados dados estatísticos. “Ao lançar no sistema as informações, poderemos identificar as situações mais recorrentes, possibilitando o desenvolvimento de ações para sanar os problemas identificados”, explica.

Os dados estatísticos, preservando o sigilo das pessoas envolvidas, poderão ser consultados pela entidades parcerias. “As informações poderão preceder as ações dos parceiros envolvidos para que elaboremos soluções conjuntas e alcancemos resultados mais objetivos”, destaca, citando a relevância do trabalho desenvolvido pelos conselhos tutelares, pela área de infância e juventude do Ministério Público Estadual e pelo Tribunal de Justiça, com a mediação de conflitos, além das parcerias no âmbito do poder executivo, como é o caso da Ronda Escolar da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Criança e do Adolescente.

Esta semana, o sistema foi apresentado ao Conselho Tutelar de Cabo Frio, iniciando pelo Segundo Distrito, na segunda-feira (2) e, nesta quinta (5), no Primeiro Distrito. O presidente do Conselho do Segundo Distrito, Jorge Shock, aprovou a iniciativa. “Essa parceria é fundamental para que juntos possamos amenizar e sanar problemas dos alunos”, destacou. O presidente do conselho Primeiro Distrito, João Paulo Quintes também está otimista. “O Sistema vai ajudar muito no nosso trabalho, dando indicações de onde e como atuar”, ressaltou, enfatizando a relevância da parceria com a Secretaria de Educação para garantir o direito das crianças e adolescentes da cidade.