Professores da Rede Municipal recebem capacitação para educação para o trânsito

A Escola Municipal Maestro Rui Capdeville recebeu, nesta quinta-feira, 5, professores do quarto ano do Ensino Fundamental das escolas da rede para o 1º Encontro Temático de 2018 do Programa de Educação no Trânsito da concessionária CCR ViaLagos, Caminhos para a Cidadania. No dia 13, o encontro será com os professores do 5º ano, com foco na educação ambiental. Professores de 16 unidades escolares participam das atividades.

SAIBA MAIS

Escolas da rede municipal de Cabo Frio podem se credenciar ao Parlamento Juvenil

Educação realiza última convocação para auxiliares de classe

Dia Mundial do Autismo tem semana de conscientização

O secretário municipal de Educação, Alessandro Teixeira, fez esteve na abertura do evento. “Essa união de forças é importante para uma transformação mais efetiva na sociedade e os professores são multiplicadores em potencial das boas práticas. Temas importantes como cidadania, educação e trânsito devem ser questionados e refletidos no contexto escolar”, enfatizou o secretário.

Kristina Célia, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, ressalta a importância da parceria para a Rede. “Este ano, o programa vem com uma nova metodologia, focada nas inteligências múltiplas”, ressalta.

Para o formador do programa, Bernardo Arraes, a troca com os professores é enriquecedora, pois as atividades são desenvolvidas em conjunto, sempre com muita criatividade, pensando na força mobilizadora das crianças. “O trânsito dialoga com a questão da cidadania e precisamos perceber a criança como um cidadão capaz de contribuir para a segurança no trânsito”, ressalta.

O Caminhos para a Cidadania conta com material didático exclusivo que proporciona às crianças aulas regulares de Educação para o Trânsito, integrando o tema às disciplinas curriculares. A pedagoga Cristiane Pereira de Souza, há 20 anos na área da Educação, conta que participa do programa desde a primeira edição e gosta muito das atualizações que recebe. Ela está empolgada para compartilhar os conhecimentos com os alunos da Escola Municipal Professora Cecilia Nogueira Machado Guia, no Jacaré. “Cidadania e trânsito fazem parte do dia a dia dos alunos e o curso é um incentivo para que tenhamos um novo olhar”, destaca, citando que pretende desenvolver projetos com as crianças que estimulem a criatividade e percepção dos espaços urbanos onde vivem.

No ano letivo de 2017, em Cabo Frio, o programa contemplou 4.824 alunos da Rede Municipal e 463 professores, distribuídos em 42 unidades escolares. Além das atividades em sala de aula, apresentações de teatro e cinema foram realizadas, bem como a distribuição de material de orientação na praça de pedágio produzido pelos estudantes. O Cine em Cena, em Unamar, recebeu 1809 pessoas e o BuZum, teatro sobre rodas, contemplou 495 estudantes, de duas escolas.