Educadores da rede municipal participam de visita técnica do Projeto Trilhas Park de Cabo Frio

Projeto educacional tem o objetivo de promover ações pedagógicas de proteção e promoção do meio ambiente local

O destino dos professores da rede municipal de Cabo Frio foi as trilhas no Parque Natural Municipal Dormitório das Garças e no Parque Natural Municipal da Boca da Barra, nesta terça-feira (11). Os dois locais foram selecionados para fazer parte do “Projeto Trilhas Park Cabo Frio 2022”, desenvolvido pela Secretaria de Educação, por meio do setor de Programas e Projetos Especiais, ao longo dos últimos dois meses.

Após a participação em encontros de formação, os professores da rede apresentaram projetos e, a partir da escolha, ocorrem ao longo do mês de outubro as visitas técnicas, que proporcionam aprendizado e conhecimento sobre as particularidades da fauna, da flora e das formações geológicas do município.

Na ocasião, o grupo de 21 educadores das escolas municipais Professora Marcia Francesconi Pereira (São Cristóvão/Parque Burle) e Professora Tania Maria Gomes de Ávila (Guarani); da escola estadual municipalizada Teixeira e Souza (Porto do Carro) e do Colégio Municipal Prof.ª Elza Maria Santa Rosa Bernardo (Jardim Esperança), foi acompanhado pelos professores técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, o biólogo Marcos Felipe e o engenheiro ambiental Matheus Medeiros.

Também fizeram parte do grupo as técnicas da Secretaria de Turismo, a turismóloga Luane Ferreira e a guia de turismo, pós-graduada em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras e Condutora Ambiental do PECS, Mônica Aguiar.

Atuante na Secretaria de Educação como dinamizador de Educação Ambiental, o professor e biólogo Luiz Carlos Teixeira Junior destacou que o momento foi proveitoso para todos.

“Trocamos vivências e partilhamos saberes, e pudemos vivenciar e conhecer as maravilhas de nossa cidade e reconhecer que Cabo Frio é mais que um local turístico de sol e praia. Temos grande potencial para o turismo ecológico e cultural, com importantes sítios arqueológicos, rica fauna e flora e peculiaridades geológicas que fazem de Cabo Frio um local riquíssimo e biodiverso”, comentou.

Ao longo do mês de outubro, os profissionais de Educação vão desenvolver junto aos estudantes as atividades pedagógicas interdisciplina, com base nos projetos selecionados, e completar as etapas do projeto, em novembro, com a visita dos estudantes aos locais.