Atividade reuniu 155 profissionais para discutir o tema “(Re) Pensando Orientação Educacional pós-pandemia em suas mutifaces”
O auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) foi palco de discussões acerca das ações da Orientação Educacional no pós-pandemia. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (5) e contou com 155 profissionais de Educação da rede municipal de Cabo Frio, e de outros municípios convidados – Búzios, Araruama, Arraial do Cabo, Cardoso Moreira, Iguaba, Macaé, Rio das Ostras, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Tanguá – além de instituições de ensino.
O encontro foi dividido em dois momentos. Na primeira parte, aconteceu a palestra da professora, pedagoga e Mestra em Educação Escolar e Assessora Pedagógica Karla Berbat Netto, com o tema “Um novo olhar sob as habilidades socioemocionais”. O segundo momento contou com a participação das coordenadoras dos municípios, em duas mesas com os temas “As fragilidades para a ação da Orientação Educacional” e “As forças da Orientação Educacional”.
Os educadores puderam, ainda, discutir sobre a temática que foi voltada para um público-alvo de professores orientadores, professores inspetores escolares, professores supervisores escolares e diretores.
“Temos um grande desafio nas unidades escolares, nesse ainda retorno da pandemia, no que se refere às relações entre o ambiente escolar, familiar e a comunidade, que é o foco da Orientação Educacional. Lidamos diretamente com os alunos em suas diversas questões e muitos deles retornaram às atividades presenciais com muitas dificuldades e conflitos. Essa é uma oportunidade de trocarmos vivências e aprimorar conhecimento”, comentou a coordenadora da Orientação Educacional da Secretaria de Educação de Cabo Frio, Jamel Junia.