Encontro é voltado para estudantes de 11 a 18 anos do Ciep José de Dome, no Tangará
A Prefeitura de Cabo Frio promove, na segunda (22), às 8h30, o quarto encontro da série de debates do “Papo Cabeça”, ação elaborada pela Secretaria da Criança e do Adolescente. Nesta edição, o tema “Trabalho infantil” será discutido com estudantes de 11 a 18 anos do Ciep José e Dome, no Tangará, pela psicóloga Kátia Simone e pela assistente social Fabíola Lugão.
“Mais uma vez, o Papo Cabeça traz para discussão outro tema que é recorrente no universo infanto-juvenil, que é o trabalho infantil. Uma prática terrível, que é crime e que precisamos atacar constantemente, seja por meio de debates, legislações, fiscalizações. O trabalho infantil rouba a infância da criança e estabelece um desastre em sua construção como cidadão emocionalmente saudável e apto ao convívio em sociedade. Uma chaga social que urge ser eliminada, mas que, para isso, depende da ação cotidiana de todos nós”, afirmou a secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista.
De acordo com a secretária, a proposta é tornar o “Papo Cabeça” um projeto de longa duração com atividades nas escolas municipais. A iniciativa conta com a participação intersetorial de equipamentos e órgãos que integram o poder público municipal, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).
No primeiro encontro, o “Papo Cabeça” abordou a prevenção às drogas e, na segunda rodada, os vários tipos de violência: moral, física, sexual, patrimonial e psicológica. Na terceira edição, novo debate sobre as drogas, desta vez sob a perspectiva do artigo 28 da Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas.
CRONOGRAMA DE PALESTRAS
Data: 22 de agosto de 2022
Tema: Trabalho Infantil
Horário: 8h30
Local: Ciep José de Dome – Tangará
Público: jovens de 11 a 18 anos
Palestrantes: psicóloga Kátia Simone Souza e assistente social Fabíola Lugão