Empresa de transporte é a primeira a ingressar no “Cidadão em Construção nas Empresas”

Projeto da Prefeitura de Cabo Frio tem como objetivo dar oportunidade à juventude para ingressar no mercado de trabalho

A primeira empresa a assinar o convênio e ingressar no projeto “Cidadão em Construção nas Empresas” é a Auto Viação Salineira, que contratou 30 jovens, todos inscritos no programa da Prefeitura de Cabo Frio. Os selecionados assinaram o contrato de trabalho nesta terça-feira (14). Os contratados vão trabalhar na área administrativa da Salineira, em diversos setores.

O “Cidadão em Construção nas Empresas” prevê o encaminhamento de adolescentes, com idade entre 14 e 24 anos, para as vagas de jovens aprendizes disponíveis nas empresas da cidade que quiserem aderir ao programa.

O público alvo do projeto é formado por adolescentes de ambos os sexos, em estado de vulnerabilidade social. Eles podem ser oriundos da rede CRAS/CREAS, ou estar entre os pré-selecionados pelo programa “Cidadão em Construção” que ainda não foram atendidos. Também há preferência para os acolhidos no Abrigo Municipal Casa da Criança que estão quase alcançando a maioridade ou em fase de desligamento. Eles devem estar devidamente inscritos na rede pública de ensino, com faixa etária de 14 anos completos a 24 anos incompletos.

Desde o dia 31 de agosto, 100 jovens aprendizes estão trabalhando na Prefeitura de Cabo Frio, graças ao programa Cidadão em Construção. A Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente está coordenando o projeto.

De acordo com a secretária responsável pela pasta, Betânia Batista, a expectativa é inscrever e encaminhar pelo menos 400 jovens para ocuparem as vagas disponíveis.

“Esperamos que todos os jovens inscritos e selecionados tenham a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho pelo projeto, para que novas inscrições sejam feitas e encaminhadas. As empresas podem procurar a Secretaria da Criança e do Adolescente, para fazer o cadastro”, explica Betânia.

Gerson Geraldo, diretor administrativo da Auto Viação Salineira, destaca que a parceria visa democratizar ainda mais o acesso ao primeiro emprego.

“Como uma organização que nasceu há mais de 70 anos na Região dos Lagos, a Salineira sempre foi participante no desenvolvimento das cidades em que atua e se orgulha em abrir as portas para os jovens através do projeto Cidadão em Construção nas Empresas, que resulta em bons frutos para o mercado de trabalho e para a vida”, afirma o empresário.

As empresas interessadas em ingressar no programa podem procurar a Secretaria da Criança e do Adolescente, no Braga (próximo ao Fórum), de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.