“Encontro de Adolescentes” vai premiar produção cultural de alunos da rede municipal de Cabo Frio

Inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro. Vencedores serão revelados no dia 8 de dezembro na sede da Secretaria de Educação

Estudantes adolescentes da rede municipal de Cabo Frio poderão mostrar todo o talento que possuem por meio do “Encontro de Adolescentes”, promovido pela Coordenadoria de Orientação Educacional da Secretaria de Educação. Após três anos sem ocorrer, este ano a atividade será em formato virtual, na plataforma YouTube, no dia 20 de outubro, às 8h30. “Protagonismo juvenil – o que eu tenho a ver com isso?” é o tema desta 20ª edição.

Para participar do momento de atividades presenciais, estudantes a partir dos 11 anos de idade, do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, e do Ensino Fundamental II, Médio e EJA, devem se inscrever, até o dia 18 de outubro, no link https://forms.gle/1sea8XLCYrW26poYA.

A atividade pretende promover o pensamento crítico acerca do protagonismo juvenil, valorizar a autoestima, informar sobre serviços, programas e políticas públicas do município e criar engajamento social, político, econômico e cultural dos alunos.

No dia 20 de outubro, as unidades escolares participantes disponibilizarão espaço físico e equipamentos tecnológicos para que os alunos possam acompanhar a transmissão da atividade, seguindo todos os protocolos de segurança para prevenção da covid-19. Na ocasião, haverá duas palestras: a primeira sobre “O papel da Superintendência da Juventude”, com Marlon Barbosa; e em seguida, Welington Siqueira, representante do Centro de Assistência Psicossocial (CAPSi), abordará o tema “Protagonismo Juvenil e os serviços disponibilizados pelo programa aos estudantes da rede”.

Ao final das apresentações, as escolas promoverão práticas que incentivem o protagonismo juvenil no ambiente escolar. Os materiais produzidos pelos alunos devem ser encaminhados à Coordenadoria de Orientação Educacional. Os projetos, individuais, podem ser apresentados por meio de vídeo “Tik Tok”, esquetes, músicas, desenhos, entrevistas, redações, registros fotográficos, ou materiais impressos (panfletos e cartazes).

Uma comissão, organizada pelos orientadores educacionais da Coordenadoria, analisará os materiais enviados e selecionará os três melhores projetos, que serão premiados. O primeiro lugar vai receber um tablet; o segundo um fone de ouvido bluetooth, e o terceiro um mini fone com bluetooth. A entrega dos prêmios será no dia 08 de dezembro, na sede da Secretaria Municipal de Educação.