Enfermeiras que atuam no pré-natal recebem capacitação para detecção precoce da gestação

Treinamento ocorre nesta segunda (17) e terça-feira (18)

A Secretaria de Saúde vai oferecer na próxima semana, uma qualificação para 61 enfermeiras que atuam nas unidades que oferecem os exames de pré-natal. A capacitação teórica e prática para realização do teste rápido de gravidez acontece na próxima segunda (17) e terça-feira (18). O objetivo é o correto acompanhamento da gravidez.

Na rede municipal de saúde, o pré-natal é oferecido nas Estratégias de Saúde de Família (ESF’s), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no PAM de Unamar e de Tamoios, no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos e no Centro de Saúde Oswaldo Cruz.

A capaticação vai reforçar a ação do Programa Rede Cegonha, estratégia lançada em 2011 pelo Governo Federal para proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. A proposta qualifica os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento familiar, na confirmação da gravidez, no pré-natal, no parto e no puerpério (28 dias após o parto).

Atualmente, a Rede Cegonha desenvolve ações em 5.488 municípios, alcançando 2,6 milhões de gestantes. Desde o lançamento da Rede, foram investidos mais de R$ 3,1 bilhões para o desenvolvimento das ações. A estratégia também busca contribuir na aceleração da redução das taxas de mortalidade materna e neonatal. Somente em 2013 foram realizadas 18,9 milhões de consultas pré-natais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa aumento de 93% em relação a 2003.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.