Objetivo foi foi buscar soluções para a garantia de direitos básicos
A secretária de Assistência Social de Cabo Frio, Nilza Miquelotti, se reuniu no fim da tarde desta sexta-feira (15) com um grupo de pessoas em situação de rua que ocupam o coreto da Praça Porto Rocha. O encontro, a convite da secretária, aconteceu no gabinete da Secretaria de Assistência Social, no Braga, e contou com a presença de 10 ocupantes do local. O objetivo foi buscar soluções eficazes para a garantia dos direitos básicos dessas pessoas.
Na abertura do encontro, Nilza se apresentou e se colocou à disposição para ouvir a história e a situação de cada ocupante do coreto.
“O objetivo deste encontro é ouvir as principais necessidades que vocês têm no momento, trabalhar uma nova abordagem e colaborar com a mudança que vocês desejam. Acredito que nenhum de vocês está nesta situação por escolha, e que isso não seja o que vocês sonhavam para suas vidas. Quero apresentar os principais serviços que vocês têm direito, e ouví-los para que juntos possamos pensar em uma maneira de ajudá-los”, explicou Nilza.
Entre os serviços que a secretária apresentou estão a segunda via de documentos, transporte para a cidade de origem, programas de transferência de renda e o acolhimento temporário na Casa de Passagem. Entre os convidados, as principais demandas foram em relação à segunda via de documentos e recolocação no mercado de trabalho.
“Moro em Cabo Frio há um tempo, mas sou de Minas Gerais. Vim pra cá em busca de trabalho, mas como sofri um acidente e tive que colocar um ferro da perna até ao quadril, fiquei debilitado e não consegui arrumar serviço na área que costumava trabalhar, como ajudante de obras. Preciso dos meus documentos para conseguir agendar o INSS e conseguir algum benefício. Quero sair da rua, ter condições de alugar uma casa para mim e minha esposa, que está na rua comigo, e com tuberculose”, contou um dos ocupantes do coreto.
Ao final da reunião, a equipe da Secretaria de Assistência Social levou quatro dessas pessoas em situação de rua até o Comitê de Sub-Registro e providenciou o agendamento de RG e a emissão de certidões de nascimento. Em seguida, todos puderam se servir de uma mesa preparada com diversos tipos de lanches.
Além de Nilza, também estiveram presentes na reunião a secretária adjunta de Assistência Social, Ana Júlia Neves; a secretária adjunta de Direitos Humanos, Carla Rodrigues; a superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes; o assessor especial da Secretaria de Assistência Especial, Adriano Brisola; a coordenadora de média e alta complexidade, Isabela Bretas; e o diretor financeiro da Alerj, Jânio Mendes.