Equipe do Serviço Família Acolhedora, de Cabo Frio, participa de seminário sobre acolhimento familiar

Encontro acontece nesta quarta (31), no auditório Marielle Franco, em Macaé

‌A Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Serviço Família Acolhedora (SFA), da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente, participa nesta quarta-feira (31), do 1º Seminário de Acolhimento Familiar do Norte Fluminense, que traz como tema “Vamos falar sobre Família Acolhedora”. O encontro acontece das 8h às 13h, no auditório Marielle Franco, em Macaé.

“Hoje temos o SFA em grande destaque, que é referência em Cabo Frio, e está recebendo muitos convites para capacitar equipes de outros municípios sobre esse serviço tão importante para a nossa sociedade. Muitas cidades têm dificuldade de fazer com que esse serviço aconteça e acolha as crianças, porque o ideal é que elas não sejam institucionalizadas”, explicou a secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista.

A equipe do Serviço Família Acolhedora de Cabo Frio fará a palestra com tema “Família de origem”, que vai abordar a atuação que é feita com a família; como acontece a reintegração da criança à família de origem; quais os procedimentos quando não ocorre a reinserção do menor ao ambiente familiar entre outros aspectos.

Além de capacitar, a equipe de Cabo Frio também participa de eventos com o intuito de melhorar o serviço municipal. Em março desse ano, o SFA participou do IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar (Simaf), sediado na Universidade de Campinas (Unicamp), e que contou com a participação de nomes nacionais e internacionais ligados a essa temática.

Na ocasião, a assistente social do SFA de Cabo Frio, Bruna Cabral da Silva Cortes, apresentou um artigo, aprovado na modalidade resumo e intitulado “O Trabalho com Família de Origem no Acolhimento Familiar: Experiência no Município de Cabo Frio”. A psicóloga do serviço, Ester Santos Lima, também participou do evento.