Equipes da Prefeitura de Cabo Frio fazem força tarefa para limpeza da cidade após chuva intensa

Nas últimas 24h choveu 118,4 milímetros no município

Uma força tarefa foi montada, nesta segunda-feira (13), pelas equipes da Prefeitura de Cabo Frio para limpeza, desobstrução de bueiros e contenção de pedras devido à forte chuva que atingiu a cidade. O trabalho foi feito em conjunto pela Comsercaf, Superintendência da Defesa Civil, além das Secretarias de Obras e Segurança e Ordem Pública.

Segundo o Superintendente da Defesa Civil, Márcio Soren, nas últimas 24h choveu 118,4 milímetros. Durante as 4 horas de chuva mais intensa, das 5h30 até as 9h, o volume atingiu 116,7mm. Foram registradas cerca de 20 ocorrências. Houve deslizamento de pedra no Morro do Telégrafo e a área precisou ser isolada. Os pontos de alagamento mais críticos foram: Jardim Caiçara, Centro, Jardim Excelsior, Guarani, São Cristóvão, Parque Burle, Vila Nova, Alecrim e Jardim Nautilus.

Por volta das 11h30 o nível do Canal do Itajuru e da Praia das Palmeiras começou a baixar e facilitou o escoamento das águas pluviais. A Secretaria de Obras atuou na desobstrução dos ralos. Na Avenida Henrique Terra, nas Palmeiras, um caminhão vacol realizou a desobstrução de bueiros e caixas de passagem, para esgotamento de áreas alagadas

“A água já baixou na maioria dos bairros. A situação está se normalizando na cidade com a diminuição das chuvas. Estamos monitorando e continuamos com a manutenção dos espaços públicos”, explicou o assessor especial da Secretaria de Obras, Eduardo Leal.

Os funcionários da Comsercaf foram para as ruas assim que as águas começaram a baixar e intensificaram o atendimento nas áreas mais afetadas. A coleta de lixo domiciliar foi retomada em diversos bairros. No bairro Passagem, a força da água retirou diversas pedras portuguesas das calçadas e agentes trabalharam na coleta do material.

Em função dos alagamentos, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (Esfs) de alguns bairros precisaram suspender as atividades, tais como: Porto do Carro, Itajuru, Praia do Siqueira, Manoel Corrêa, Jardim Nautilus, Cajueiro, Gamboa, Samburá, Araçá, Parque Burle, Monte Alegre, Jardim Caiçara, Boca do Mato e Vila do Sol.

O efetivo da Guarda Civil Municipal atuou em locais estratégicos para realizar possíveis atendimentos como na Avenida América Central e Julia Kubitscheck, no bairro São Cristóvão, Centro, Praça da Cidadania e Boulevard Canal.

Em caso de emergências, a Corporação está à disposição da população por meio do número 153. Já Defesa Civil deve ser acionada pelos números 199 ou 2647-0199.