Novo prédio da Escola Municipal Alfredo Castro será inaugurado dia 9 de maio

A Escola Municipal Alfredo Castro, que atende aos estudantes do 6º ao 9º ano, passará a funcionar em um novo prédio. A inauguração acontece no dia 9 de maio, às 9h, com a presença do prefeito Dr. Adriano Moreno. A unidade escolar passará a funcionar na Rua Roma, no bairro Jardim Excelsior.

Atualmente, a escola atende 419 alunos divididos em 14 turmas. O  novo local conta com 12 salas de aula; banheiros masculino e feminino nos dois andares; refeitório e cozinha amplos; despensa para mantimentos; sala de orientação; depósitos; salas de vídeo, informática, leitura e auditório; além da secretaria; salas para direção e professores e copa. Um novo processo licitatório será realizado para terminar a parte externa da unidade escolar, incluindo quadra poliesportiva, estacionamento e área de convivência, e a instalação de dois portões, por enquanto será colocado um provisório. Os alunos estiveram recentemente no local para conhecer as novas instalações.

A Escola Municipal Alfredo Castro foi inaugurada há 15 anos, em 2004, quando funcionava em algumas salas emprestadas pela Igreja Católica no bairro São Cristóvão. No fim daquele ano, a Escola Municipal Profª Márcia Francesconi Pereira mudou seu local de funcionamento e a Alfredo Castro passou a ocupar o espaço que vinha sendo utilizado pela escola, na Rua Inglaterra, no bairro Jardim Caiçara, endereço onde a Alfredo Castro funcionou durante quase 15 anos.

A construção do novo prédio teve início em 2013, em uma contrapartida realizada pelo empreendimento que instalou um shopping  na cidade. No entanto, todo o processo precisou ser revisto por questões legais e a obra foi suspensa. Após readequação da planilha e do processo licitatório pela atual gestão, os trabalhos foram retomados em de dezembro de 2018.

A Escola Municipal Alfredo Castro sempre se destacou na rede municipal de ensino, alcançando inclusive em anos anteriores a primeira colocação entre as escolas de Cabo Frio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O índice foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.