Escola Municipal Evaldo Sales em Cabo Frio é a vencedora da Gincana “De olho no óleo” da Prolagos

Graças à dedicação dos alunos a unidade arrecadou 143 litros de óleo de cozinha usado

A conscientização ambiental foi tema da gincana “De Olho no Óleo”, promovida pela concessionária Prolagos entre os meses de setembro e dezembro. Em Cabo Frio, duas unidades escolares participaram da atividade, que tem como objetivo, envolver os alunos na coleta de óleo de cozinha usado, evitando o despejo na rede pluvial. A escola Evaldo Salles, no bairro Peró, foi a vencedora do desafio, arrecadando 143 litros.

Os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental trabalharam juntos para garantir a arrecadação. E como prêmio pela vitória, 20 alunos e dois professores a serem escolhidos pela equipe diretiva da unidade, farão uma visita ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (8).
Segundo o coordenador de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação, Fábio Souza, os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar em conjunto por um objetivo.

“A gincana estimulou os alunos no desenvolvimento do pensamento crítico sobre o destino dos resíduos e como eles impactam o meio ambiente e além disso, uniu a todos em um objetivo único. A educação tem esse papel transformador e certamente daqui em diante esses jovens serão multiplicadores desse conhecimento”, comentou.

Sobre a Gincana “De Olho no Óleo”

A atividade faz parte do programa de mesmo nome, lançado em 2019, com o objetivo de orientar a população para o descarte adequado do óleo de cozinha. Apenas 50 ml é o suficiente para poluir 25 mil litros de água, volume que atenderia 125 pessoas em um dia.