Escola Municipal Professor Edilson Duarte sedia encontro de fomento aos grêmios estudantis em Cabo Frio

Atividade incentivou os alunos à busca do exercício da cidadania e o desenvolvimento da democracia

Procurando garantir a existência e regularidade dos grêmios estudantis em Cabo Frio, a Escola Municipal Professor Edilson Duarte sediou na manhã desta quinta-feira (30), um encontro com estudantes das escolas de anos finais e Ensino Médio da Rede Municipal de Ensino. Um dos objetivos da atividade foi incentivar a participação dos estudantes no ambiente escolar, visando ao exercício da democracia e o fortalecimento do protagonismo estudantil.

A ação foi realizada pela Equipe de Orientação Educacional da Secretaria de Educação, representada pela professora Jamel Junia, em conjunto com a coordenadora do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE/CF), Priscila Arantes. Também participaram do encontro o superintendente de Juventude de Cabo Frio, Marlon Barbosa, e o professor Ivan Emídio, que levou sua experiência quanto à realização de grêmios estudantis.

Esses encontros visam o cumprimento da Lei 3.482, instituída pelo prefeito José Bonifácio no dia 28 de abril de 2022, que instaurou a Política Municipal de Fomento e Incentivo às Organizações Estudantis na rede pública e particular de ensino do município, considerando a Lei Federal 7.398, de 4 de novembro de 1985. A lei federal assegurou a organização de estudantes como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas esportivas e sociais.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para fortalecer a gestão democrática nas escolas e valorizar a participação dos estudantes na vida escolar. No próximo dia 13 de abril, a atividade será realizada na Escola Municipal Professora Wanda Pereira Roque, em Tamoios, para um grupo de estudantes das escolas do distrito.