A campanha de vacinação contra o HPV e a Meningite C em Cabo Frio começou nas escolas nesta segunda-feira (11), e será finalizada quando os 85 estabelecimentos de ensino forem visitados. Só nesta semana os alunos do 2º distrito da Escola Municipal Palmira Bessa de Figueiredo, Escola Municipal Professora Amélia Ferreira e a escola privada Terra dos Papagaios já foram imunizados. Além disso, 10 instituições foram visitadas e outras escolas foram contactadas por telefone para receberem a visita. São um total de 59 do município, cinco do estado e 21 privadas. A ação ocorre nas escolas como estratégia para aumentar a imunização por conta dos pais não estarem levando os seus filhos até as unidades de Saúde para tomarem as vacinas.
SAIBA
MAIS:
Mutirão
da Saúde no ESF Jardim Caiçara realiza cerca de 400 procedimentos
Hospital
de Tamoios disponibiliza exames de eletroencefalograma
Hospital
da Mulher passa a marca de 28 mil atendimentos em 500 dias
A coordenadora da superintendência da Saúde Coletiva, Lucy Pires, chama a atenção para a importância da vacinação. “A vacinação contra o HPV é mais eficaz nessa faixa etária. Precisa-se de duas doses para que a pessoa fique adequadamente protegida contra verrugas genitais, câncer de colo de útero, de pênis e garganta. Já a vacina contra a meningite C é imprescindível já que é uma doença de transmissão respiratória e no outono/inverno os casos aumentam e a maioria das vezes resulta em sequelas neurológicas graves e até morte”, acrescentou a coordenadora.
A coordenadora ainda ressalta que apesar da campanha, os pais precisam, podem e devem levar seus filhos até as unidades de saúde portando a carteira de vacinação e documento de identificação. Quanto mais cedo a vacinação for feita, mais cedo a criança ou adolescente estará protegido.
Antes das escolas receberem a vacina, a Saúde Coletiva está fazendo um trabalho de visita para conscientizar a direção das unidades escolares sobre a importância da vacinação contra o HPV e Meningite C. Além disso, os alunos precisam levar a autorização dos pais para a aplicação das vacinas. Só após esses procedimentos é que as equipes de imunização irão até as escolas para vacinarem os alunos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil foram detectados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres associados à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuídos à infecção.
Confira a lista das escolas que já foram visitadas:
Escola Municipal Robson Carvalho Azevedo
Escola Municipal Professora Alitta Maria do Valle
Escola Municipal Zélio Jotha
Escola Municipal Angelim
Escola Municipal Araçá
Escola Municipal João Rocha
Escola Municipal João Evangelista dos Santos
Escola Municipal Américo Vespúcio
Escola Municipal Antônio da Cunha
Escola Municipal São Cristóvão