Hospital da Mulher passa a marca de 28 mil atendimentos em 500 dias

O Hospital Municipal da Mulher, em Cabo Frio, acaba de passar a marca dos 28 mil atendimentos em 500 dias de funcionamento. Fechado em agosto de 2016 devido a má gestão do então governo municipal, o prédio foi reaberto em janeiro de 2017, devolvendo dignidade às gestantes que voltaram a ter seus bebês na cidade. Após a reabertura, a unidade tem atendido uma média de 1.750 mulheres por mês: de janeiro de 2017 até abril deste ano foram 19.082 atendimentos diversos, 5.309 internações, 1.282 partos normais, 1.577 cesáreas e 1.123 cirurgias. E neste mês de maio a unidade reconquistou o título de “Hospital Amigo da Criança” pelo trabalho desenvolvido no incentivo ao aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida da criança.

SAIBA MAIS

Centro Municipal de Reabilitação atinge a marca de dois mil pacientes em seis meses de funcionamento

Hospital do Jardim Esperança faz campanha para doação de sangue

Posto de Saúde de Unamar recebe melhorias

Segundo o secretário de Saúde, Roberto Pillar, os números são bastante positivos já que nas últimas três semanas de dezembro de 2016 a situação do hospital era a pior possível: faltavam medicamentos, vestimentas adequadas para os médicos e enfermeiros, enxoval básico para os leitos e camisolas para as gestantes. A empresa que prestava serviço de alimentação paralisou o fornecimento das refeições e fez a retirada de todos os materiais e utensílios da cozinha. Os aparelhos de ar-condicionado em todo o hospital não estavam mais funcionando.

Devido a esse quadro de abandono, em setembro de 2016 a unidade fechou o centro cirúrgico e parou de fazer partos. Gestantes e crianças passaram a ser atendidas nas cidades vizinhas como Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia. Serviços como ambulatório de especialidades pediátrica, ecocardiografia pediátrico, cirurgia pediátrica, sala de vacina pararam de funcionar.

O Hospital da Mulher de Cabo Frio é considerado de médio porte, com 57 leitos de média e alta complexidade, sendo referência em tratamento para gestantes.

Segue comparativo entre os anos de 2016 e 2017/2018:

Em 2016

ATENDIMENTO – 11.427 (jan/dez)

INTERNAÇÕES – 3.094 (jan/dez)

PARTO NORMAL – 703 (jan/ago)

CESÁREA – 860 (jan/ago)

CIRURGIAS – 187 (jan/ago)

TOTAL:  16.271 procedimentos

Janeiro de 2017 até abril 2018