Escolas municipais recebem visitas do Programa de História e Cultura afro e indígena de Cabo Frio

Cronograma de atividades é organizado pela Secretaria de Educação e 27 escolas já participaram

Supervisores escolares da rede municipal de Cabo Frio participaram, desde o mês passado, das atividades promovidas pelo Programa de História e Cultura afro e indígena. O cronograma de atividades, é organizado pela Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria de Projetos e Programas. Ao todo, 27 escolas participaram das visitas, que ocorreram no primeiro distrito e em Tamoios.

O objetivo dos encontros é acompanhar a aplicação, no ambiente escolar, da lei número 11645/08, que trata da obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura afro-brasileira e indígena em todas as salas de aula do país. Além disso, alinhar ações para o decorrer do ano letivo, aplicando as relações étnicas nas atividades cotidianas.

“Dando continuidade ao trabalho de consolidação da lei, estamos fazendo visitas às escolas para orientação e observação, buscando aproximar o cotidiano dos alunos da realidade do povo negro, sem ficar restrito à história da escravidão, mas buscando, antes de tudo, desenvolver sua identidade, resgatar sua ancestralidade e elevar sua autoestima, a fim de que possamos quebrar paradigmas e que tenhamos um ambiente de relações étnico-raciais onde não alimentemos divisões, e sim nos unamos por uma sociedade cada vez mais livre de preconceitos”, explicou Fabio Silva, coordenador de Projetos e Programas da Secretaria de Educação de Cabo Frio.

Veja a lista de escolas visitadas até a primeira semana de junho:

• Escola Municipal Prof.ª Amélia Ferreira (Unamar)
• Escola Municipal Edith Castro dos Santos (Santo Antônio)
• Escola Municipal Prof.ª Ciléa Maria Barreto (Jardim Peró)
• Escola Municipal Prof. Edilson Duarte (Jardim Caiçara)
• Colégio Municipal Prof.ª Elza Maria Santa Rosa Bernardo (Jardim Esperança)
• Escola Municipal José Francisco da Silveira Júnior (Jardim Esperança)
• Escola Municipal Prof.ª Izabel dos Santos Machado (Jardim Caiçara)
• Escola Municipal Luiz Lindenberg (Praia do Siqueira)
• Escola Municipal Prof.ª Maria José Barroso (Santo Antônio)
• Escola Municipal José Bonifácio Ferreira Novellino (Jardim Peró)
• Centro Educacional Municipal Prof.ª Marli Capp (Unamar)