Escolas Públicas de Cabo Frio participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

Os estudantes das 4ª e 5ª anos do ensino fundamental da rede pública de Cabo Frio participaram nesta terça-feira (30) da 1° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) – Nível A. Cerca de 3 mil estudantes de 28 escolas tiveram a oportunidade de competir e desenvolver conhecimentos na área. A prova é aplicada nas próprias unidades escolares.

Pela primeira vez a Obmep tem como público-alvo alunos do 4ª e 5ª ano do Ensino Fundamental. O projeto é uma parceria entre o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, a Sociedade Brasileira de Matemática e o Governo Federal. Um dos propósitos da Olimpíada é estimular e promover o estudo da matemática nas unidades escolares do país, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.

As provas são realizadas em fase única, compostas de 20 questões objetivas com cinco alternativas, sendo apenas uma correta. O conteúdo segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com aplicação do raciocínio lógico e da criatividade.

Segundo Maria Carolina Quintanilha, Gerente do Ensino Fundamental 1, a Olimpíada promove o estudo de matemática e contribui para a melhoria da qualidade da educação básica: “É uma boa oportunidade para estimular nos alunos o estudo da matemática e proporcionar que cada escola analise o que é avaliado nessas provas, observando como estamos trabalhando o ensino atualmente ”, enfatizou Maria Carolina.

Além de estimular jovens talentos e promover a inclusão social dos alunos por meio da difusão do conhecimento, a Obmep possibilita que um número maior de estudantes possa ter acesso a um material didático de qualidade. Os professores são incentivados a buscar o aperfeiçoamento, contribuindo para a valorização profissional.

Últimas Notícias

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.