Escritora de Cabo Frio lança livro infantil sobre Teixeira e Sousa

Semana em homenagem ao escritor cabo-friense serviu de inspiração para Rosana Andreia

Será lançado neste sábado (14), em Cabo Frio, o livro “Teixeira e Sousa para crianças”, da editora Foco Letras, e escrito pela ex-professora cabo-friense Rosana Andreia. Atual agraciada pela Câmara Municipal de Cabo Frio, tendo recebido a Comenda Teixeira e Sousa em solenidade que fez parte da 30ª edição da Semana Teixeira e Sousa, Rosana lança o livro infantil no Roma Garden Café, em Cabo Frio, a partir das 13h.

Recém aposentada pela Secretaria de Educação de Cabo Frio, a ex-professora teve a ideia de escrever o livro sobre o romancista cabo-friense após trabalhar por 35 anos como educadora e não encontrar nas escolas algum material sobre Teixeira e Sousa. Após ser convidada para palestrar, em março, na edição 2021 da Semana que homenageia o escritor, Rosana começou a trabalhar na concepção do livro.

“Dei duas oficinas no evento e ali surgiram as ideias. É um trabalho que pode ser lido por qualquer criança e adulto. Tem um texto claro, neutro e também apresenta a proposta em preto e branco para quem quiser pintar. A história da cidade precisa estar em todo lugar, e este livro celebra a literatura, incentiva a arte e apresenta Cabo Frio ao mundo”, afirmou Rosana Andreia, lembrando que ao comprar o livro, o público também levará uma mini caixa de lápis de cor, para quem desejar pintar as ilustrações impressas no trabalho.

Sobre o processo de criação, a autora conta que durou três meses. As ideias das ilustrações passaram pela própria Rosana, com artes produzidas pelo artista cabo-friense Matheus Amorim. Com esta publicação, Rosana Andreia chega ao seu sexto livro.

“Estou muito feliz porque criei neste trabalho um Teixeira e Sousa menino, e tenho certeza que todos vão adorar. É um livro especial, com apresentação de Júlio Emílio Braz, que é um grande escritor nacional de literatura infanto-juvenil. Contei ainda com apoio da pesquisadora Rose Fernandes, que também participou da da Semana Teixeira e Sousa. É um trabalho que nasceu das pesquisas feitas para o evento”, contou Rosana.

A Semana Teixeira e Sousa, realizada todo ano pela Prefeitura de Cabo Frio, foi criada para homenagear o escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro e autor do livro “O Filho do Pescador”, de 1843.

O evento foi criado por meio da Lei Municipal nº 1106/1991 passando a fazer parte do calendário oficial do município. Em julho de 2012, passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual nº 6290.

Últimas Notícias

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.