Estudantes cabo-frienses têm um dia como gestores públicos no projeto “Cidade Jovem”

Alunos da rede pública acompanharam o expediente nos cargos do Poder Executivo e Legislativo da cidade

Estudantes do ensino público em Cabo Frio, que foram escolhidos para o projeto “Cidade Jovem”, tiveram um dia especial na sede da Prefeitura e na Câmara de Vereadores. Os alunos foram empossados para viver um dia como gestor público, acompanhando o trabalho nos cargos do Poder Executivo e Legislativo, junto aos titulares das pastas. A cerimônia distribuiu os estudantes entre as secretarias, autarquias e a Câmara de Vereadores.

Os alunos foram selecionados por meio de um concurso de redações, com o tema “Democracia é cidadania quando…”, de acordo com o Programa Direito e Cidadania, que acontece em uma parceria entre a Câmara Municipal e a Secretaria de Educação. Os jovens ocuparam cargos de prefeito, chefia de gabinete, presidente da Câmara de Vereadores, secretários municipais e presidente de autarquia. Durante todo o dia, os estudantes realizaram as atividades com cada titular dos cargos.

O projeto Cidade Jovem retornou ao calendário de ações da Prefeitura de Cabo Frio em 2021, após ter acontecido entre os anos de 1977 e 1982, também no governo do prefeito José Bonifácio.

“Os alunos que estão participando do Cidade Jovem tiveram uma experiência única, aproveitando o máximo possível. Entre mais de 30 mil alunos da rede municipal e os da rede estadual, os escolhidos acompanharam um dia intenso de trabalho de cada área. É importante que perguntem e não deixem dúvidas”, disse o prefeito José Bonifácio, analisando mais uma edição do projeto.

Ao fim de um dia de muito intenso, em que puderam conhecer de perto a rotina de trabalho e a estrutura dos órgãos da administração pública municipal, os jovens receberam um certificado de participação no projeto, em uma solenidade realizada no Palácio das Águias, recém-entregue inteiramente revitalizado ao município pelo Banco Itaú. A cerimônia foi acompanhada por familiares e professores dos estudantes e pelos gestores públicos a quem eles substituíram. A vereadora Alexandra Codeço representou a Câmara Municipal.

A secretária de Educação, Elicéa da Silveira, ressaltou a importância do resgate do projeto, ao qual atribui a possibilidade de motivar os jovens a futuramente seguir carreiras ligadas ao serviço público.

“A importância do projeto é mostrar aos alunos da rede municipal como é o governo por dentro. Então ele vê tudo o que o secretário faz; tudo do que o governo se ocupa. É uma experiência que vai para o resto da vida. Eu conheço alunos que, quando crianças, participaram desse projeto, e hoje sentem o maior orgulho. É uma aprendizagem que não será esquecida nunca”, destacou Elicéa.

Na condição de “prefeita por um dia”, a estudante Mariana dos Santos Nunes, do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi, teve a palavra concedida pelo prefeito José Bonifácio e não titubeou em aprovar a experiência.

“Eu estou muito feliz de estar aqui. Eu não imaginava que poderia passar nesse concurso, talvez até imaginava, mas não pensava que pudesse ser real. Eu imaginava que pudesse conhecer o prefeito, mas não passar o dia inteiro com ele. Quero dizer que eu gostei muito, é uma experiência que vou levar para a vida toda, e que acrescentou muito pra mim”, disse, sem se inibir com o público.

Após a cerimônia, estudantes, familiares e gestores se confraternizaram durante um coquetel, com a apresentação da cantora Bella Brum.

Confira abaixo os alunos participantes do “Cidade Jovem 2022” e os setores em que trabalharam:

Prefeita: Mariana dos Santos Nunes – E.M.Profª Márcia Francesconi Pereira – turma 800;

Presidente da Câmara: Camille Cristina dos Santos – E.M. Prof. Edilson Duarte – turma 801;

Chefe de Gabinete do prefeito: Ana Rebeca Batista – E.M. Vereador Leaquim Schuindt – turma 604;

Secretaria Municipal de Administração: Isabelle de Souza Silva – E.M. Prof. Carlos Alberto Gomes de Carvalho – turma 901;

Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca: Breno Lamônica de Azeredo – E.M. Prof. Carlos Alberto Gomes de Carvalho – turma 800;

Secretaria Municipal de Assistência Social: Fernanda Fernandes Estevo – E.M. Prof. Carlos Alberto Gomes de Carvalho – turma 800;

Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente: Ana Luiza Fernandes Santos – E. M.Profª Tania Maria Gomes Ávila – turma 808;

Secretaria Municipal de Cultura: Manuela de Oliveira Faria Rodrigues dos Anjos – E.M. Profª Márcia Francesconi Pereira – turma 900;

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança: Ygor Souza Marvila – Colégio Municipal Rui Barbosa – turma 2001;

Secretaria Municipal de Educação: Ana Clara Gomes Lopes – E.M. Profª Márcia Francesconi Pereira – turma 900;

Secretaria Municipal de Fazenda: Mirella dos Santos Monteiro – E.M. Profª Márcia Francesconi Pereira – turma 800;

Secretaria Municipal de Governo: Raquel Cristina Ribeiro – E.M. Profª Elza Maria Santa Rosa Bernardo – turma 701;

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento: Daniel Soares Rodrigues – E.M. Prof. Carlos Alberto Gomes de Carvalho – turma 900;

Secretaria Municipal da Melhor Idade: Alícia Agatha Carvalho Inácio – E.M. Vereador Leaquim Schuindt – turma: 603;

Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Ibascaf: Pérola Correa da Conceição – E.M. Profª Tania Maria Gomes de Ávila – turma 902;

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano: Sarah Nunes Florido – E.M. Profª Elza Maria Santa Rosa Bernardo – turma 600;

Secretaria Municipal de Saúde: Thalita da Silva Siqueira – E.M. Prof Edilson Duarte – turma 700;

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer: Danilo Santos Nascimento – Colégio Municipal Rui Barbosa – turma 2001