Ao todo 16 escolas municipais realizam as provas da primeira fase da 17ª edição da maior competição científica do país
Acontece nesta terça-feira (07), em todo o país, a primeira fase de provas da Olimpíada Brasileira de Matemáticas das Escolas Públicas (OBMEP). A competição, que avalia conhecimentos e promove o estudo da matemática nas unidades escolares, está na 17ª edição. Em Cabo Frio, 16 escolas do primeiro distrito e de Tamoios participam das provas.
Os estudantes do 6º ao 9 º ano e do Ensino Médio terão duas horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame. As perguntas foram preparadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade.
As provas são aplicadas e posteriormente corrigidas na própria escola, seguindo instruções da organização da competição e conforme os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que realiza a olimpíada.
Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados, em 20 de dezembro.
Além de estimular jovens talentos e promover a inclusão social dos alunos por meio da difusão do conhecimento, a Obmep possibilita que um número maior de estudantes possa ter acesso a um material didático de qualidade. Os professores são incentivados a buscar o aperfeiçoamento, contribuindo para a valorização profissional.
Confira quais escolas participarão da competição em 2022:
- Escola Municipal Alfredo Castro (Jardim Excelsior)
- Escola Municipal Américo Vespúcio (Parque Burle)
- Escola Municipal Prof. Carlos Alberto Gomes de Carvalho (Colinas do Peró)
- Escola Municipal Prof. Edilson Duarte (Jardim Caiçara)
- Colégio Municipal Prof.ª Elza Maria Santa Rosa Bernardo (Jardim Esperança)
- Escola Municipal Evaldo Salles (Peró)
- Escola Municipal Francisco Franco (Araçá)
- Escola Municipal Justiniano de Souza (Maria Joaquina)
- Escola Municipal Vereador Leaquim Schuindt (Jardim Esperança)
- Escola Municipal Luiz Lindenberg (Praia do Siqueira)
- Escola Municipal Prof.ª Marcia Francesconi Pereira (São Cristóvão)
- Centro Educacional Municipal Prof.ª Marli Capp (Unamar)
- Escola Agrícola Municipal Nilo Batista (Campos Novos)
- Colégio Municipal Rui Barbosa (Centro)
- Escola Municipal Prof.ª Tania Maria Gomes de Ávila (Guarani)
- Escola Estadual Municipalizada Teixeira e Souza (Porto do Carro)
Sobre a OBMEP
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. A 16ª OBMEP contou com 17,7 milhões de participantes e atingiu um número recorde de municípios, alcançando 99,84% das cidades brasileiras.