Estudantes de Cabo Frio participam do Programa Direito e Cidadania nas Escolas

Ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho discursou sobre “Ética na Gestão Pública”

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio participaram, nesta sexta-feira (12), da 4ª edição do Programa Direito e Cidadania nas Escolas, promovido pela Câmara Municipal de Cabo Frio. Com o tema “Ética na Gestão Pública”, o palestrante da vez foi o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho. A palestra foi realizada pela Câmara Municipal e transmitida pelas redes sociais da Casa.

O ministro explicou o funcionamento da Controladoria-Geral da União e discursou sobre os princípios e valores morais que orientam as ações dos gestores e servidores públicos, promovendo o interesse público acima de interesses pessoais ou de grupos. Ele destacou a importância da presença dos alunos cabo-frienses na audiência.

“Esse tipo de iniciativa que vocês implementaram em Cabo Frio é maravilhosa e espero que renda muitos frutos para os alunos da Rede Municipal de Ensino. É prazeroso demais aprender e ensinar com os estudantes, porque isso tem um impacto enorme na formação da cidadania desses adolescentes”, afirmou o Ministro da Controladoria-Geral da União.

Presente na palestra, a secretária de Educação de Cabo Frio, Elicéa da Silveira, destacou o momento de alegria e parabenizou os estudantes que compareceram pessoalmente à Câmara Municipal, e os demais alunos dos anos finais das unidades escolares que assistiram das salas de vídeo das escolas.

“Este é um momento de muita alegria e quero cumprimentar os estudantes que vieram presencialmente da Escola Municipal Francisco Franco, do Araçá, que fica a mais de 50 quilômetros de distância da Câmara Municipal. É pra isso que estou na Secretaria de Educação, para proporcionar momentos de grande aprendizado para nossa rede. Este é um programa pedagógico de grande sucesso e quero cumprimentar também os estudantes que estão nas escolas assistindo virtualmente essa atividade”, festejou Elicéa.

Programa Direito e Cidadania nas Escolas

O Programa Direito e Cidadania nas Escolas foi lançado em novembro de 2021, por meio da Resolução 1.607/2022, de autoria do Presidente da Câmara Municipal, o vereador Miguel Alencar.

Na primeira edição do programa, a palestra foi ministrada pelo Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e Presidente do Fórum Permanente de Direito Penal e Processual da Escola da Magistratura – EMERJ, Jose Muiños Piñeiro, que tratou do tema Direito e Cidadania.

Na segunda edição, o Procurador de Justiça e Presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Henrique da Cruz Viana esclareceu os alunos sobre as funções e áreas de atuação do Ministério Público.

Na terceira edição, o Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal e Ex-Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, palestrou sobre “Os Jovens e o Exercício da Cidadania nas Eleições 2022”.