Fazenda Campos Novos recebe grupo de escoteiros de Arraial do Cabo neste fim de semana

Complexo, que possui grande importância histórica e natural, recebe excursões mediante agendamento

A histórica Fazenda Campos Novos receberá, neste fim de semana, mais de 60 escoteiros e 25 adultos voluntários, do 68º Grupo Escoteiro Raymundo Ottoni de Castro Maia (Rocama), de Arraial do Cabo. O grupo vai realizar um acampamento técnico, de sexta (21) a domingo (23), e montar as barracas em uma parte do complexo, que possui 184 hectares de área.

Os jovens são divididos nas categorias de “lobinhos” (sete a dez anos); “escoteiros” (11 a 14 anos); “seniores” (15 a 17 anos) e “pioneiros” (18 a 21 anos). Entre as atividades previstas estão jogos físicos e intelectuais e construção de pioneiras (estruturas de madeira com amarras). Na noite de sábado (22), será realizada uma atividade lúdica com canções, esquetes e a cadeia da fraternidade (roda fraternal mundial dos escoteiros).

O acampamento do Grupo Escoteiro de Arraial faz parte da política de abrir a Fazenda Campos Novos para visitas de estudantes, pesquisadores e da população em geral. Segundo o responsável pelos escoteiros, Carlucio Azevedo, o espaço atende perfeitamente aos propósitos das atividades do grupo.

“O escotismo é de caráter educacional, visando o respeito ao próximo, trabalho em equipe, contato com a natureza, e conhecimento histórico de nossa região. Escolhemos a Fazenda Campos Novos, porque abrange tudo aquilo que necessitamos para um conhecimento histórico, natural e cultural. Nosso objetivo é formar bons cidadãos e deixar um mundo bem melhor do que encontramos”, afirmou.

No começo do mês, o local, que possui grande importância histórica, cultural e natural, recebeu um grupo de excursão do Sesc Cabo Frio, com 48 pessoas. Outras visitas estão programadas para as próximas semanas. O agendamento para grupos acima de dez pessoas pode ser feito pelo e-mail agriculturaepesca@cabofrio.rj.gov.br. A Fazenda Campos Novos também fica aberta ao público diariamente das 9h às 17h.

“Para gente é muito interessante esse tipo de evento porque ajuda a divulgar a Fazenda Campos Novos. Esse sempre foi o desejo do prefeito José Bonifácio. Ele entende que ela não é patrimônio apenas do município de Cabo Frio, mas do Brasil. É um lugar histórico, com mais de 300 anos e a proposta, desde o início, sempre foi essa: de trazer os jovens e as famílias para dentro da Fazenda, para conhecerem e vivenciarem esse lugar tão bonito e marcante para história do país e do nosso município”, comentou a secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito.

Fim de semana também tem Feijoada Beneficente, Feira do Produtor Rural e Missa

O fim de semana também será de muitas atividades no Parque de Exposição de Tamoios, na Fazenda Campos Novos. No domingo (23), será promovida uma Feijoada Beneficente em prol dos animais do Canil Municipal de Cabo Frio. Os recursos arrecadados serão destinados ao custeio de cirurgias ortopédicas de cães e gatos abrigados no local. Com entrada gratuita, o evento será realizado, a partir das 11h.

Os pratos serão vendidos por R$ 20, com opção de escolha pela feijoada tradicional e pela sua versão vegana. A Secretaria de Agricultura e Pesca aceita receber doações de ingredientes na sua sede, que fica na própria Fazenda Campos Novos, no Km 124 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).

Na ocasião, também será realizada mais uma edição da Feira do Produtor Rural, das 9h às 15h, com barracas de agricultores locais, que vão oferecer produtos frescos e devidamente certificados com o Selo do Produtor Rural. Por se tratar do quarto domingo do mês, às 10h, também será celebrada a tradicional missa na Capela de Santo Inácio, que faz parte do complexo da Fazenda Campos Novos.

Além do almoço, da Feira e da missa, haverá atividades de lazer para crianças, com brinquedos infláveis, assim como passeios a cavalo, de pônei e charrete para o público.