Feriadão da padroeira será de cidade lotada

Mais de 200 mil pessoas devem passar o feriado prolongado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, em Cabo Frio. É o que mostra levantamento feito pela Secretaria de Turismo com base em relatórios dos últimos anos, reforçado pela Associação de Hotéis, que revela: a taxa de reservas para o fim de semana do dia 12 de outubro, que hoje está em cerca de 90%, deve chegar a 99% nos próximos dias.

“Os feriados deste segundo semestre de 2018 têm sido muito bons e a tendência é de que os próximos sejam ainda melhores por uma série de fatores. Esta semana, por exemplo, concluímos nossa participação na Feira Internacional de Turismo da Argentina, e a procura por Cabo Frio foi muito grande. Também tem a questão da certificação da Praia do Peró com a Bandeira Azul, que deve mostrar resultados efetivos para o nosso turismo em julho do ano que vem, quando acontecem as férias do hemisfério norte. Então, a expectativa tanto para este, quanto para os próximos feriados, é de muitos turistas em Cabo Frio”, comentou Carlos Cunha, presidente da Associação de Hotéis.

A Superintendente de Turismo em Cabo Frio, Luane Ferreira reforça que a participação do município em feiras do segmento são importantes para o desenvolvimento do setor. “Ano passado participamos da FIT Argentina através do Cabo Frio Convention, e esta semana o município esteve representado na mesma feira através de vários hoteleiros. Na semana passada participamos da ABAV, que é uma das maiores e mais tradicionais feiras internacionais do setor e tivemos a oportunidade vender Cabo Frio como destino para 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e ainda para países como China, Austrália, Canadá, EUA, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai, Paraguai, Bolívia Equador, Alemanha, Rússia e Reino Unido. E os resultados desse trabalho já estão sendo percebidos: no último verão, por exemplo, tivemos a visita de muitos turistas argentinos, uruguaios e chilenos. E a expectativa para o futuro é das melhores”, explicou.

Junto com todos esses investimentos para atrair mais turistas para Cabo Frio, o grande movimento esperado para o dia da Padroeira do Brasil tem, ainda uma outra explicação: o feriado de cai numa sexta-feira (dia 12), e segunda-feira (dia 15) é o dia do professor, com recesso escolar em várias escolas. “Tem, ainda, a questão da Semana do Saco Cheio em Minas Gerais, que é quando várias escolas esticam essas duas datas durante uma semana. Com isso, muitas famílias acabam vindo descansar em Cabo Frio, contribuindo ainda mais para ocupação da rede hoteleira e para a movimentação do comércio da cidade”, lembrou o secretário de Turismo, Radamés Muniz.

Eventos vão agitar o feriadão

Para entreter moradores e visitantes durante a “semana do saco cheio”, vários eventos estão programados em diversos pontos da cidade. Entre os dias 11 e 14, por exemplo, acontece o Festival da Sardinha, que este ano será no estacionamento do Algodoal, na Praia do Forte (próximo à Praça dos Quiosques). Para quem gosta de pedalar, dia 12 tem o Bike Night do Dia das Crianças. Já no dia 13 tem o I Festival Frade Cervejeiro em frente ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), no Itajuru. Nos dias 13 e 14 também tem mais uma edição da Cãominhada, com saída da Praça da Cidadania. No dia 14 o Horto Municipal recebe a 8ª edição da Expo Arte Lagos, e no dia 20 tem a Feira Aldeia Criativa na Fonte do Itajuru.

“Todos esses eventos são particulares, e passaram pela aprovação de vários setores internos da Prefeitura”, informa Rosemarie Teixeira, superintendente de Eventos da Secretaria de Turismo de Cabo Frio, lembrando que qualquer atividade realizada na cidade deve ser apresentada no setor de protocolos da Prefeitura com prazo mínimo de 30 dias antes da data prevista para a ação. Para isso, alguns documentos são obrigatórios.

“Para pessoas físicas é preciso cópia e original do CPF, RG e comprovante de residência, alvará (ou comunicado) do Juizado da Infância e da Juventude (comarca de Cabo Frio), nada opor do 25º Batalhão da PM, da delegacia e do Corpo de Bombeiros, e pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM). Em caso de utilização de estrutura de som, palcos, camarotes, iluminação, geradores, trios elétricos e arquibancadas, é preciso anexar cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a taxa de pagamento dela, além do croqui descritivo do evento. No caso de pessoas jurídicas, além de todos esses documentos já citados, também é preciso original e cópia do CNPJ e contrato social, CPF e RG de todos os sócios, e o comprovante de endereço é comercial, e não residencial. Sem isso, o processo de autorização não será aberto e o evento não poderá ser realizado”, alertou Rosemarie.