Fernando Gabeira grava documentário sobre aves migratórias em Cabo Frio

O jornalista, escritor e documentarista Fernando Gabeira, está em Cabo Frio para produzir um documentário sobre as aves migratórias que procuram áreas da Laguna de Araruama e da Boca da Barra para descansar, se alimentar e até nidificar, durante a viagem do hemisfério Norte ao extremo Sul do planeta. O programa vai ar na Globonews.


SAIBA MAIS:


Cabo Frio entra na rota dos “birdwatching”


Coordenadoria do Meio Ambiente inicia conservação da
vegetação fixadora da Praia do Forte


Meio Ambiente inicia cercamento e replantio de vegetação
nativa no Peró


Acompanhado por uma equipe da Coordenadoria do Meio Ambiente, comandada pelo próprio coordenador, Eduardo Pimenta, e pelo ambientalista Antonio Angelo, precursores da atividade de “birdwatching” – observação de pássaros, em tradução livre –, Gabeira arriscou uma primeira investida no local aonde foram avistados os raros Flamingos Chilenos.  

 

A recepção ficou à cargo dos “Pernilongos-de-Costas-Brancas” ou “Maçaricos”, assim chamados por causa do bico longo, que vêm em bandos desde as costas da Califórnia e do Golfo do México e escolhem Cabo Frio como parada de descanso e alimentação. Ao serem surpreendidos na Laguna de Araruama pela equipe de observadores, os insetos proporcionaram imagens perfeitas e revoadas acrobáticas.

 

Mas, o objetivo da expedição era mais audacioso, e com ajuda dos salineiros, chegou a informação da presença dos Flamingos Chilenos em uma localidade próxima. Foram quase 30 minutos de caminhada sob o sol escaldante – sensação térmica de 41 graus no horário, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) – para, enfim, avistar a família de Flamingos, com suas inconfundíveis plumagens que vão do vermelho intenso ao salmão suave.

 

A primeira aproximação não foi fácil. Ariscos, os Flamingos logo mudaram de local.  Mas, os birdwatchers não descansam fácil, e uma caminhada dentro das salinas e pelos estreitos canais conseguiu fazer um “cerco fotográfico” às aves, que permitiu imagens e tomadas necessárias para a composição do documentário.

 

Ao fim da expedição, Fernando Gabeira, satisfeito com as imagens que conseguiu, foi gentil. “Vamos deixar que eles descansem, agora, como nós também precisamos fazer”, afirmou.

 

Segundo o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Eduardo Pimenta, Cabo Frio passou a ser quase que uma parada obrigatória, e a presença dos Flamingos Chilenos já era esperada. “Nós já tínhamos informações da presença dessa espécie. São os mesmos três que estiveram aqui no ano passado. Macho, fêmea e filhote. Com certeza o casal escolheu este local pela fartura de alimentos e pelo sossego”, enfatizou.

 

Fernando Gabeira continua em Cabo Frio até o fim de semana para colher imagens de outras espécies de pássaros e alguns depoimentos.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.