Final dos Jogos Estudantis de Cabo Frio acontece no Ginásio Poliesportivo, em Tamoios, neste sábado (3)

As escolas municipais Maria Helena Bello, do Samburá, e Maestro Rui Capdeville, do Guarani, disputam o primeiro lugar, às 9h

Chegam ao final os Jogos Estudantis entre as escolas da rede municipal em Cabo Frio. A decisão da disputa, também conhecida como Jogos da Amizade, acontece neste sábado (3), às 9h no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, em Tamoios, entre as escolas municipais Maria Helena Bello da Costa (Samburá) e Maestro Rui Capdeville (Guarani). Toda a comunidade escolar está convidada para a final, que contará com a torcida das escolas e será aberta ao público.

O primeiro, segundo e terceiro colocados no ranking geral de pontuação receberão os troféus de campeão, de vice-campeão e de participação com louvor dos Jogos da Amizade, respectivamente.

Os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de seis a 14 anos, foram divididos em sete grupos regionais, abrigando as unidades escolares participantes, que disputaram as modalidades de jogos de mesa (damas, xadrez e dominó); queimada (misto); futsal (regra adaptada) e atletismo (corridas e saltos).

A primeira fase de competições internas, nas unidades escolares ocorreu no mês de outubro. A segunda fase foi de disputas entre as escolas, por região, durante o mês de novembro na Escola Municipal Robinson Carvalho de Azevedo, no primeiro distrito; e no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, em Tamoios. As semifinais ocorreram nos dias 19 e 26 de novembro, entre as escolas do primeiro distrito e de Tamoios, quando foi definida a final, que ocorre neste sábado.

A última edição havia ocorrido em 2008 e, desde então, a comunidade escolar aguardava pelo retorno do torneio. Os Jogos da Amizade promovem e incentivam a convivência entre as escolas.

O coordenador de projetos da Secretaria de Educação, Fábio Silva, explica que o retorno dos Jogos ao calendário anual da Secretaria de Educação, além de fazer parte da reconstrução da rede municipal, serve para intensificar ações de estímulo ao controle emocional e orientação espacial dos estudantes.

“Os alunos precisam de atividades que possam desencadear a liberação de endorfina para trazer satisfação, prazer e descontração. É preciso que o ambiente escolar volte a ser um espaço agradável e de bom convívio para todos”, comentou.