Os grupos de encontraram na Praça da Cidadania
Tradicionalmente no dia 06 de janeiro,os grupos de Folia de Reis de Cabo Frio se apresentaram na Praça da Cidadania, na Praia do Forte.
A celebração conhecida como Dia de Reis, data que os três Reis Magos encontraram Jesus Cristo, foi marcada por cortejo das Folias que saíram de pontos diferentes da cidade e se encontram na Praça da Cidadania, local onde estava montado o presépio do menino Jesus.
Produzido pela Secretaria de Cultura, o encontro das Folias de Reis marcou uma noite de praça cheia e cultura popular ativa. Segundo o secretário de Cultura, Milton Alencar Júnior, a folia é um dos elementos culturais que Cabo Frio ainda consegue manter vivo com as novas gerações.
“Os grupos daqui seguem levando a Folia de Reis de geração em geração. Hoje tivemos em cena um menino de 14 anos que estava se apresentando pela primeira vez com a sua Folia. Foi uma noite histórica para a tradição popular”, disse o secretário.
A Folia Estrela D’Alva saiu da lateral do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb levando a tradição deste festejo, que encantou quem assistiu, principalmente as crianças. Acompanhado sempre de um palhaço que atiça o público, o cortejo fez memórias de infância voltarem à tona. Para a turista baiana Maria Aparecida Silva de Andrade, de 78 anos, a Folia de Reis sempre foi um dia especial.
“Quando eu era criança acompanhava de pertinho. Sabia que ela acontecia uma vez por ano então não podia perder. Ver que hoje, numa cidade longe da minha, duas folias mantêm essa tradição me deixa muito feliz e emocionada”, comentou.
Já a Folia São Cristóvão saiu do Espaço Cultural Torres do Cabo e passou por dentro da praça de alimentação da Praça da Cidadania. Entre seus lanches e conversas, o público que estava no local se encantou com o desfile.
“Tive que pedir para embalar meu lanche para acompanhar os músicos! Minha filha não parou de pedir para irmos atrás. Não teve jeito”, contou a advogada Alessandra Oliveira, que estava lanchando com a família quando a folia passou.
Durante duas horas os músicos tocaram seus hinos e canções sobre a história de Jesus Cristo e os três Reis Magos. Os palhaços fizeram suas brincadeiras e divertiram todos com suas histórias e rimas.
“Meu pai era palhaço e tinha muito tempo que eu não via uma Folia de Reis. Vou voltar para a pousada hoje bem melhor do que quando acordei”, revelou a carioca Jussara Brito.