Folia de Reis será celebrada nesta sexta (6), na Praça da Cidadania, em Cabo Frio

Grupos “Estrela do Oriente”, “Estrela D’alva” e “Boi da Abissínia” comandam os festejos a partir das 21h

A Praça da Cidadania, na Praia do Forte, será palco da Folia de Reis. Mantendo viva a cultura popular de Cabo Frio, a tradicional festa cristã será celebrada nesta sexta-feira (6), a partir das 21h. A programação é gratuita e será comandada pelos grupos folclóricos “Estrela do Oriente” e “Estrela D’alva”. A folia “Boi da Abissínia” vai abrir espaço para os grupos passarem com o cortejo no meio do público.

A Folia de Reis é Patrimônio Cultural Imaterial de Cabo Frio, desde que a Lei 3.268 foi sancionada pelo prefeito José Bonifácio em março de 2021. Com a sanção, o Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro, passou também a integrar o Calendário Oficial de Eventos da cidade.

O festejo é uma manifestação folclórica que celebra a adoração dos magos ao nascimento de Jesus Cristo. A festa se caracteriza como um cortejo de cantos religiosos e humorísticos, com elementos musicais e presença de vários instrumentos, como acordeons, violões, violas, reco-reco, caixas, pandeiros, entre outros.

Cada componente tem um papel: o dono da folia tira o alvará de saída junto ao delegado; o mestre folião puxa o coro e comanda as entradas com um apito; o palhaço é muito admirado pelo público, que vibra com sua dança e seus versos desconcertantes, e o alferes conduz a bandeira que representa para a Folia de Reis o que a estrela guia representou para os reis magos.

Últimas Notícias

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique aqui. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005